
Imagem: iStock.com/kaedeezign
O que acontece com o mercado global com a escalada dos conflitos entre Israel e Irã? Small caps são o melhor investimento para o momento atual? As alternativas do governo ao aumento do IOF foram boas?
Esses são alguns dos temas abordados por Felipe Miranda, CIO da Empiricus Research, durante seu programa semanal, Blink!. Confira abaixo os comentários do analista:
Quais são as consequências econômicas da tensão de Israel e Irã?
Felipe Miranda: “Existe uma consequência muito imediata que é a elevação dos preços do petróleo. O Irã é um grande produtor e controla o estreito de Ormuz. Se fechar seria uma tragédia, porque ali escoa 30% da produção de petróleo global.
O petróleo sobe bastante. Isso implica em uma inflação mais alta porque pega toda a cadeia logística de transporte que consome as fontes de hidrocarbonetos. Também eleva o prêmio de risco político, os ativos de risco sofrem um pouco mais.
E, claro, tem uma grande preocupação de que isso escale ainda mais. Seja uma escala regional, com o Irã retaliando e envolvendo Hezbollah e os Houthis do Iêmen.
Mas o medo ainda maior se essa guerra escala, é que acho improvável que os EUA não se envolvam. Então, você teria de um lado EUA e Israel. O Irã é muito próximo da Rússia e da China, e se esses dois atores entram, nós estamos falando de uma terceira guerra mundial.”
O que achou das alternativas do governo ao aumento do IOF?
FM: “Existe uma leitura construtiva, com o Haddad tentando evitar uma explosão fiscal, um copo meio cheio da história. Um debate democrático, educado, ele está tentando.
Mas está muito ruim essa insistência de focar só na receita, essa história já cansou. Não só ‘encheu o saco’ da Faria Lima, mas olha o DataFolha. Muitos estão incomodados com a quantidade de taxa, taxa, taxa…”
As small caps são os melhores investimentos agora?
FM: “Acho que são os [ativos] de mais potencial, os que mais podem multiplicar o seu dinheiro. Melhor é [um critério] complicado porque as microcaps envolvem um pouco mais de risco e menos liquidez.
Acho que são os investimentos com o maior potencial de valorização. Além de ser um investimento mais barato, elas são muito sensíveis a cortes na taxa de juros no Brasil – o que deve acontecer no começo do ano que vem ou no final deste ano.
É um investimento muito sensível à mudança do fluxo local, que ainda não veio, e está muito barato, as empresas estão boas e crescendo. Então, a verdadeira multiplicação para mim está nas small caps. Vale a pena acompanhar a nossa Temporada Microcap.”
Confira no bloco abaixo o programa completo: