Vale a pena comprar ações da Petrobras (PETR4)?

Desde 2016, a situação da empresa melhorou muito
Vale a pena comprar ações da Petrobras (PETR4)?

Petrobras (PETR4) faz parte da carteira As Melhores Ações da Bolsa, da Empiricus.

Houve uma euforia com essa ação de 2006 a 2008, com a descoberta do pré-sal.

Depois disso, porém, deu tudo errado com a empresa.

A corrupção rolou solta, com ineptos e ladrões no comando da companhia. Não bastasse isso, o governo Dilma resolveu interferir no preço dos combustíveis, na prática condenando a empresa a perder dinheiro.

A ação despencou.

As coisas começaram a melhorar novamente a partir de 2016, quando Pedro Parente assumiu a empresa. Ele conseguiu que a empresa voltasse a dar lucros, após quatro anos de prejuízos.

A dívida foi bastante reduzida e, em 2018, a Petrobras voltou a pagar dividendos.

As perspectivas para a empresa, agora, são boas. O custo de extração do pré-sal é bastante baixo em uma comparação internacional. A empresa segue vendendo ativos não essenciais, como uma fatia da BR Distribuidora ou um negócio de transporte de gás (a TAG).

Com o endividamento caindo e o fluxo de caixa crescendo, a Petrobras é uma boa oportunidade. 

Os analistas da Empiricus pegaram a calculadora e compararam os múltiplos da Petrobras com outras petroleiras globais. Eles encontraram espaço significativo para apreciação da ação, que negocia bastante abaixo do seu valor justo.

Se você quiser mais informações sobre esta e outras ações, incluindo relatórios completos, números detalhados, gráficos e projeções, além de carteiras completas, conheça a série As Melhores Ações da Bolsa e nossos outros produtos clicando aqui.