Times
Impostos

Como declarar poupança no Imposto de Renda 2024? Entenda como funciona

Apesar da isenção, declarar a poupança no Imposto de Renda é algo obrita Veja o passo a passo para declarar poupança no IR.

Por Equipe Empiricus

21 de maio de 2024, 23:07

Imagem de uma calculadora com moedas para representar como declarar poupança no imposto de renda (IR).

Há muitas dúvidas sobre como declarar a poupança no Imposto de Renda e, mesmo esse sendo um investimento isento do pagamento de imposto, em alguns casos ele precisa ser declarado.

Dessa forma, compreender como declarar a poupança no Imposto de Renda é fundamental para evitar problemas com o fisco e manter suas obrigações em dia.

É obrigatório declarar a poupança no IR?

Apesar de a Poupança ser um tipo de aplicação onde os rendimentos são isentos de tributação, todo contribuinte precisa informar os saldos de suas contas poupança, seja do titular ou dos dependentes, quanto o valor for maior que R$ 140,00.

  • Não dê dinheiro à Receita Federal à toa: você pode estar deixando de receber uma boa restituição do Imposto de Renda por algum equívoco na hora da declaração. Clique aqui e baixe GRATUITAMENTE um guia completo para não errar em nada na hora de acertar as contas com o Leão.

Como funciona a tributação da poupança?

A poupança é um tipo de investimento que não possui incidência de Imposto de Renda, o que quer dizer que ela é isenta do pagamento de imposto.

Portanto, mesmo que você a declare no Imposto de Renda, não precisa pagar absolutamente nada. Serve somente para comunicar à Receita Federal sobre o seu patrimônio.

Todavia, ainda que você não tenha a obrigatoriedade de declarar o IR em 2024, mas tenha um valor investido em poupança, é importante fazer essa declaração para a Receita Federal ter ciência do valor que você tem investido.

Como declarar a poupança no Imposto de Renda?

Agora que você já sabe como funciona a tributação da poupança, chegou a hora de compreender como deve ser feita essa declaração no seu Imposto de Renda.

Passo a passo para declarar poupança no Imposto de Renda

Primeiramente você terá que acessar a ficha “Bens e Direitos” para declarar o saldo que você possui em poupança. Depois, será necessário clicar em “Novo” para adicionar a aplicação que você tem.

Então, basta selecionar a alternativa “Editar” se estiver importando a declaração do ano anterior. Feito isso, selecione o item “04 – Aplicações e Investimentos” e depois escolha o código “01 – Depósito em conta poupança”.

Agora você deverá dizer se a poupança está vinculada ao seu nome ou de um dependente, como no caso dos filhos. Basta, então, dizer o CNPJ do banco e o valor da poupança.

No campo “Discriminação” você pode dizer se a conta é conjunta e, em caso positivo, será necessário informar o CPF do outro titular da conta.

Logo em seguida preencha alguns dados como banco, agência, número da conta, o dígito verificador e informe a situação no dia 31/12/2022 e a situação em 31/12/2023. Depois clique no botão OK para finalizar.

Como declarar rendimentos da poupança no Imposto de Renda?

Além do saldo, você terá que declarar os rendimentos da poupança no Imposto de Renda. Basta, portanto, seguir o passo a passo abaixo.

Passo a passo para declarar rendimentos de poupança no Imposto de Renda

Ainda no Programa de Declaração do Imposto de Renda da Receita Federal acesse a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” para fazer a sua declaração.

Depois você pode clicar em “Novo” para adicionar uma aplicação ou então em “Editar” caso tenha importado a declaração do ano anterior.

Será preciso então preencher os dados usando o código “12 – Rendimentos de cadernetas de poupança, letras hipotecárias, letras de crédito do agronegócio e imobiliário (LCA e LCI) e certificados de depósito”.

Selecionada essa opção informe o CNPJ e o nome da fonte pagadora, assim como está no informe de rendimentos. Depois, preencha o valor e confirme.

Documentos e informações para declarar poupança no Imposto de Renda

Para que você não erre no momento da declaração é fundamental ter em mãos o informe de rendimento da instituição bancária na qual você tem a conta poupança.

Até porque, será necessário informar os valores aplicados, os rendimentos, o CNPJ da instituição, bem como o nome dela. Ainda que não seja tributado, é necessário que os dados estejam todos corretos.

Lembrando que o prazo para declaração vai do dia 15 de março até 31 de maio, e passado esse período você pode enfrentar problemas com o fisco caso não faça a declaração corretamente.

Então, já sabe como declarar poupança no Imposto de Renda? O Seu Dinheiro, portal do grupo da Empiricus, elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.