Times
Mercado

Instituições financeiras: conheça os principais tipos e o que cada uma faz

As instituições financeiras são essenciais para o desenvolvimento da economia. Saiba quais são os principais tipos de instituições financeiras e como elas atuam no mercado.

Compartilhar artigo
Data de publicação
31 de janeiro de 2023

As instituições financeiras são agentes econômicos que possuem um papel importante na economia. Elas estão presentes diariamente na vida das pessoas.

Seja concedendo crédito ou até mesmo intermediando investimentos, é por meio das instituições financeiras que o dinheiro circula no país em maior ou menor volume.

O que são as instituições financeiras?

Instituições financeiras são entidades que possuem a permissão do Banco Central para captar recursos, conceder créditos e intermediar a compra e venda de valores mobiliários.

Ela tem como principal função captar dinheiro dos poupadores para emprestar para os devedores. Ou seja, ela toma recursos de agentes superavitários e os empresta para os agentes deficitários.

Essa transferência colabora para o giro da economia. Pois, um agente superavitário nem sempre está disposto a empreender. No entanto, um agente deficitário tem essa disposição e falta capital para ele.

Ao ter acesso a esse capital, esse agente constrói uma empresa, gera empregos e gira a economia, e em contrapartida, o agente superavitário recebe juros por esse empréstimo.

Como todo o processo é intermediado por uma instituição financeira, isso traz mais segurança para os dois lados e colabora para a saúde da economia.

Qual a função de uma instituição financeira?

A função de uma instituição financeira é captar e emprestar recursos através de alguns instrumentos. Além disso, ela também pode gerenciar esses recursos e intermediar investimentos.

Dentre os serviços oferecidos estão os empréstimos, transferências, pagamento de contas, intermediação de investimentos e até mesmo ofertas de seguros.

Cada instituição financeira possui um código específico no Brasil. Ele é composto por 3 dígitos, sendo essa sequência chamada de Código do Sistema de Operações Monetárias e Compensação de Outros Papéis.

  • Quer aprender como fazer seu dinheiro trabalhar para você? Liberamos 7 aulas gratuitas do curso “Jornada da Liberdade Financeira”, com a analista Larissa Quaresma. Clique aqui para assistir.

Quais são os tipos de instituições financeiras?

Diante do avanço do mercado financeiro expandiram-se a quantidade de tipos de instituições financeiras no país. Vamos abaixo falar sobre as principais delas.

Banco Central do Brasil

O principal agente financeiro do país é o Banco Central, que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda.

Cabe ao BC garantir a estabilidade econômica do país, sendo o responsável por manter o poder de compra da moeda nacional, regularizar e fiscalizar as demais instituições financeiras.

É o Banco Central quem exerce o controle de fluxo de capital estrangeiro e crédito através da compra e venda dos títulos federais.

Banco Comercial

Os bancos comerciais são as instituições que estão mais presentes em nossas vidas. Eles são os responsáveis por tomar e emprestar os recursos.

Além disso, eles também podem oferecer fundos de investimentos e títulos de capitalização, podendo ser privados ou públicos.

A principal fonte de recurso de um banco comercial são os depósitos à vista, a prazo e o inter-financiamento, assim como as prestações de serviços realizados.

Bancos de Desenvolvimento

Uma outra instituição financeira com papel relevante na economia é o BNDES. Ele é um órgão público federal vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A sua principal finalidade é fomentar a atividade econômica em várias frentes, sendo que o banco visa gerar renda, emprego e melhorias sociais em vários setores.

Caixa Econômica

A Caixa Econômica é uma instituição pública que tem por intuito suprir as necessidades sociais, assim como gerenciar poupanças seguindo critérios de mercado.

Normalmente uma Caixa Econômica oferece os mesmos produtos e serviços que um banco comercial, sendo que a principal diferença está na estrutura de propriedade e repartição dos benefícios.

Outro ponto que merece atenção é que para garantir o seu futuro, bem como desenvolver obras sociais para beneficiar a sociedade, o lucro da Caixa Econômica é destinado a títulos de reserva.

Cooperativas de crédito

As cooperativas de créditos nada mais são que uma associação de pessoas que prestam serviços financeiros para os seus cooperados.

Essa é uma alternativa ao banco comercial para fomentar um setor com taxas mais baixas e maior participação popular. Afinal, cada cooperado possui uma cota na cooperativa.

Como há uma diminuição do spread bancário nesses casos, é possível que a rentabilidade de quem investe seja maior, e a taxa de juros de quem toma dinheiro menor.

Além das entidades citadas, existem diversas outras como gestoras de investimentos, bancos de investimentos, fundos de investimentos, corretoras de câmbio, entre outros.

E o que são instituições financeiras não-bancárias?

Existem algumas instituições que são consideradas não bancárias, mas que possuem acesso aos serviços financeiros.

Dentre as principais estão os Bancos de Investimentos, Bancos Estaduais de Desenvolvimento e Companhias Hipotecárias etc.

Elas não podem receber depósito à vista e nem criar moeda através de operações de crédito, geralmente apenas circulam alguns produtos como ações, CDBs, títulos, letras de câmbio e debêntures.

Em resumo as instituições financeiras são cruciais para o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional e para o desenvolvimento do país.

Foi possível compreender o que são instituições financeiras? Se sim, compartilhe esse conteúdo e contribua para melhorar o conhecimento de mais pessoas.