Times

Novo livro, “Amazon Sem Limites”, explora a personalidade Jeff Bezos e como sua empresa se tornou uma gigante da tecnologia

Um comércio eletrônico de livros que se tornou uma “loja de tudo”, além de forte concorrente da Apple e do Google.  A história de como a Amazon se tornou esta gigante não só do e-commerce mas do mundo da tecnologia no geral é contada no livro “Amazon: a Loja de Tudo”, do jornalista Brad Stone. […]

Compartilhar artigo
Data de publicação
23 de junho de 2021
Categoria

Um comércio eletrônico de livros que se tornou uma “loja de tudo”, além de forte concorrente da Apple e do Google. 

A história de como a Amazon se tornou esta gigante não só do e-commerce mas do mundo da tecnologia no geral é contada no livro “Amazon: a Loja de Tudo”, do jornalista Brad Stone. Agora, Stone lança um novo livro em que explora as recentes inovações da empresa e a personalidade do homem por trás de tudo isso. Em “Amazon Sem Limites”, entendemos mais sobre Jeff Bezos e o que levou a Amazon a superar o valor de mercado de US$ 1 trilhão.

O livro foi recomendado pelos apresentadores do podcast de tecnologia da Empiricus, Tela Azul. Para escutar a conversa completa, que fala também de Warren Buffett e Nubank, Cristiano Ronaldo, fraudes na Nasdaq e muito mais, é só dar play abaixo ou ler os destaques do episódio aqui:

Em uma entrevista recente ao Neofeed, o autor Brad Stone, que é especializado em cobrir o Vale do Silício e já acompanha a história da Amazon há anos, explicou a diferença entre os dois: “Eu contei naquele livro [Amazon: A Loja de Tudo] o início, a ascensão e o triunfo de uma loja virtual de livros que se transformou na maior vendedora de produtos do mundo. No livro novo, eu conto algo ainda mais surpreendente: o ápice da carreira de um geek que se transformou em uma espécie de mestre do universo. A partir de 2017, ele se tornou o homem mais rico do planeta e sua personalidade se fez sentir com mais força.”

Jeff Bezos: um homem polêmico 

Se quando escreveu “A Loja de Tudo” Stone focava na empresa, em “Sem Limites”, o jornalista se volta para Bezos, que tem aparecido cada vez mais nos holofotes. Mas nem sempre por motivos positivos. 

Antes, Bezos era apenas mais um nerd do Vale do Silício com uma brilhante mente empreendedora. A Amazon cresceu, sem que nem soubéssemos direito o nome do homem por trás de todo aquele império, porém,  isso mudou. O CEO ganhou a atenção dos tabloides, tal como uma celebridade de Hollywood. Seu divórcio pautou noticiários de entretenimento no mundo todo, assim como seu relacionamento com a apresentadora Lauren Sanchez. 

Até mesmo polêmicas com Donald Trump e com a família real saudita passaram a fazer parte da vida de Bezos. Isto porque o magnata também é dono do jornal The Washington Post, que sempre teceu críticas ferrenhas a Trump, além de ser o lugar onde trabalhava o jornalista Jamal Khashoggi, assassinado no consulado saudita da Turquia. 

O autor também explora as práticas profissionais do dono da Amazon, que acredita em métodos não-ortodoxos de gestão e está sempre palpitando em todos os produtos a serem lançados pela empresa. Para Bezos, importa mais a entrega de resultados do que propriamente as habilidades técnicas. 

“Amazon Sem Limites” também não deixa de tocar nos temas espinhosos que envolvem a companhia. Brad Stone fala sobre as difíceis condições de trabalho dos funcionários nos centros de distribuição, que estão diretamente relacionadas à postura anti-sindicalista de Bezos. 

AWS: uma ideia “incubada” que transformou a Amazon

Outro momento de grande importância relatado no livro é o lançamento da AWS, o sistema de computação em nuvem da empresa, que ficou escondido por muito tempo. A empresa só revelou seu “grande trunfo” quando foi legalmente obrigada, no momento em que a AWS passou a representar um terço da receita da empresa. 

“Não tinha um analista que fazia ideia do que era aquele business. No dia que eles abriram, [a AWS] tinha crescido 70% de um ano pro outro. A ação subiu 15%. Foi o dia em que a Amazon cruzou os US$ 200 bilhões no valor de mercado”, comenta Richard Camargo, analista da Empiricus, no podcast Tela Azul. 

A AWS foi lançada em 2002, mas a ideia de mantê-la em segredo nos demonstrativos financeiros da empresa surgiu como forma de esconder o negócio de possíveis concorrentes como Microsoft e Google. Deu certo e mais uma vez, a Amazon se provou como uma gigante da tecnologia. Uma caminhada de sucesso desde que começou como um simples e-commerce de livros. 

Como a pandemia afetou a Amazon

O último capítulo de “Amazon Sem Limites” fala sobre o impacto da pandemia na empresa, que teve que intensificar ainda mais seu ritmo de entrega com o crescimento do e-commerce. Stone não deixa de falar da piora nas condições de trabalho dos funcionários dos armazéns, que foram ainda mais pressionados para acelerar a distribuição. 

“Amazon Sem Limites”, publicado pela Editora Intrínseca, está disponível por R$ 65. Compre aqui.