Empiricus Educação

Como plantar uma renda extra mensal?

“É claro que o cenário atual do mercado financeiro é de enorme turbulência, mas ninguém deveria esmorecer em relação aos seus projetos de vida e planos[…]”.

Compartilhar artigo
Data de publicação
16 de maio de 2022

É claro que o cenário atual do mercado financeiro é de enorme turbulência, mas ninguém deveria esmorecer em relação aos seus projetos de vida e planos para o futuro. 

As crises também são capazes de abrir oportunidades interessantes. 

Não se trata de um passe de mágica, mas de um processo. Refiro-me a uma estratégia consistente, que é a construção de uma carteira capaz de evoluir na entrega de proventos ao longo do tempo.

Aqui na Empiricus temos um plano prático para apoiar investidores como você nesse sentido. Inclusive, essa iniciativa já ajudou 139 mil pessoas a contarem com recebimentos mensais. 

No mercado financeiro, existem pelo menos três ativos geradores de renda:

• Ações: como acionista, você tem o direito de receber parte dos seus lucros das empresas. A lei das Sociedades Anônimas determina que as companhias distribuam no mínimo 25% do lucro líquido ajustado na forma de dividendos. 

• Títulos do Tesouro: neste caso, você empresta dinheiro para o governo que te paga juros no vencimento, mas dependendo do título, é possível contar com cupons periódicos ou “cheques recorrentes”.

• Fundos Imobiliários: ao se tornar cotista de um fundo, você recebe aluguéis de imóveis como shopping centers, lajes corporativas, galpões industriais, entre outros. Segundo a lei dos FIIs (9779/99), eles são obrigados a distribuir 95% dos resultados aos investidores. 

No entanto, é preciso ter uma combinação eficiente desses ativos. Por isso, nossos especialistas nesses segmentos, que acompanham de perto a dinâmica macro e os movimentos de mercado, fazem uma seleção criteriosa. Eles também orientam continuamente sobre a alocação necessária, avisando quando é hora de vender ou de comprar.  

E não importa se você já tem algum dinheiro aplicado ou se está começando do zero no mundo dos investimentos, é possível adaptar esse plano conforme a sua disponibilidade financeira. Basta ter disciplina e se dedicar apenas 10 minutos por semana. 

O momento atual é um excelente ponto de entrada. Por exemplo, há bons fundos imobiliários extremamente descontados, sendo negociados a 80% do valor patrimonial. 

Mapeamos também empresas de qualidade, que avançam em receitas e lucros, com alta capacidade de execução e geração de caixa, cujas ações estão muito baratas. Para se ter uma ideia, a Bolsa negocia a um P/L (múltiplo preço sobre lucro) de 6,5 vezes, menor do que na era Dilma, quando o país passou por uma forte recessão, e na fase crítica da pandemia. 

Então, por que não começar a executar agora seu plano para um futuro promissor?

SAIBA MAIS SOBRE A ESTRATÉGIA DE RENDA EXTRA MENSAL