Empiricus Educação

Um certificado ainda vale muito

“O convite de hoje é para conhecer as certificações que porque isso ainda vale muito […]”.

Compartilhar artigo
Data de publicação
1 de agosto de 2022
Um certificado ainda vale muito
A imagem representa a lua brilhante.

O convite de hoje é para conhecer as certificações que regulam os profissionais do mercado financeiro. Vou explicar porque isso ainda vale muito.

Longe de mim desmerecer o conhecimento empírico, de quem trabalha todos os dias e conhece a odisseia do mercado.

Mas ter um certificado que comprove a sua expertise ainda é fundamental no mundo dos investimentos. 

Só digo isso porque a picaretagem se multiplica aos montes, e uma certificação que ateste conhecimento mínimo sobre finanças é ainda uma segurança para nós investidores e profissionais honestos deste mercado.

E os empregadores gostam.

As certificações são o começo da jornada para disputar as melhores vagas num mercado que remunera muito acima da média.

A ANBIMA, a APIMEC e a ANCORD são as instituições credenciadas pela CVM e que comandam boa parte das certificações nacionais exigidas.

CPA-10 e 20 são as provas mais simples, e as certificações exigidas normalmente pelos bancos.

No cenário de investimentos, já é mais comum a exigência de outras certificações como o CEAAAI e CFP para consultores; CGA para gestores de fundos e CNPI para analistas.

O investimento em obtê-las é baixo comparado aos retornos de longo prazo. Inclusive a ANBIMA recentemente reduziu as taxas cobradas em suas certificações, uma maneira de abrir ainda mais oportunidades de obter a certificação. 

Como ex-professores, acreditamos na educação como parte de uma estratégia de grandes retornos no longo prazo.

Por isso, eu diria que caso você queira iniciar nesse mercado, a maior parte do seu tempo deve ser dedicado a explorar, errar, pesquisar e se manter atualizado. Essa é a diferença de um bom profissional que foca em trazer a melhor experiência para seu cliente.

Vale ainda, na busca da certificação, realizar provas e simulados facilmente encontrados hoje na internet.

Além disso, também reserve um tempo para dissecar a estratégia dos melhores – mastigue sempre que puder recomendações e cartas dos principais fundos de investimento. Fica a dica ainda para o podcasts “Market Makers“.

E por fim, não se esqueça de renovar seu aprendizado e aumentar sua bagagem teórica com novos cursos e especializações. Aqui você pode começar acessando nossos cursos gratuitos.

Um abraço.