Empiricus Play

Tem como investimentos serem sustentáveis? Conheça o ESG

A sigla que está dominando o mercado dos investimentos e ainda provoca pontos de interrogação na cabeça de muitos investidores. No vídeo de hoje, a analista Larissa Quaresma vai destrinchar o que é o ESG

Compartilhar artigo
Data de publicação
14 de julho de 2021
Categoria
Empiricus Play

Você já ouviu falar em ESG? Se não, deveria! Hoje, você vai aprender tudo que precisa sobre essa sigla que está virando cada vez mais critério de decisão de investimentos. No vídeo de hoje, a analista Larissa Quaresma vai te dar uma explicação completa 

O ESG vem da sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Corporate Governance) e passou a se tornar fator de decisão para investidores institucionais. Segundo a Larissa, o ESG diminui fatores de risco e aumenta o retorno que uma empresa pode ter.

A parte do Ambiental engloba os aspectos da eficiência hídrica/elétrica, a emissão de gases estufa e o manuseio de resíduos. Como cada um deles impacta no negócio dependendo do setor em que ele está inserido, por isso, é necessário sempre analisar cada sigla no individual.

Já o Social pensa nos impactos na cadeia de produção, a segurança com transparência e a satisfação do funcionário. É nesse aspecto que se analisa as consequências dos atos na vida das pessoas, e quanto mais se pode minimizar isso, melhor.

Na parte de Governança, temos a relação entre acionistas minoritários e controladores, ética nos negócios e gestão. Para muitos, essa é uma das partes mais importantes a se analisar quando falamos do ESG. Precisamos sempre analisar se há conflitos de interesse, além de pesquisar se a empresa possui uma gestão de qualidade e confiável, que preza pelos seus acionistas.

Deu pra entender por que o ESG é tão importante? Para saber ainda mais sobre essa sigla que está tomando cada vez mais conta do mercado, então é só assistir o vídeo aí em cima, que a Larissa Quaresma vai te contar todos os detalhes.