Times
Investimentos

Governo cria medida que restringe emissão de CRIs e CRAs: saiba como continuar investindo nas melhores ofertas da renda fixa

Embora a expectativa seja de futura redução dos títulos no mercado, é possível continuar acessando uma carteira ‘recheada’ de opções; saiba mais

Compartilhar artigo
Data de publicação
12 de fevereiro de 2024
Categoria
Investimentos
renda fixa títulos CDB
Imagem: Freepik

Na semana passada, o Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou uma resolução que restringe os lastros que podem ser usados para as emissões de certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e do agronegócio (CRA).

Na prática, as novas regras que serão implementadas pela CMN proíbem a estruturação de CRIs e CRAs com lastro em títulos emitidos por empresas abertas não relacionadas ao agronegócio e ao mercado imobiliário.

O objetivo da restrição é impedir casos “famosos” como o do Burger King, que utilizou um CRA para subsidiar a compra de carne dos hambúrgueres.

A medida chamou a atenção do mercado pelo impacto controverso das regras no setor e, principalmente, pela expectativa de redução de ofertas desses ativos.

MELHORES TÍTULOS DA RENDA FIXA: CONFIRA RELATÓRIO GRATUITO COM RECOMENDAÇÕES

Entenda por que nova medida pode criar ‘zona cinzenta’ no mercado e atrapalhar o investidor pessoa física

Embora a medida vise que os lastros sejam usados para os seus devidos fins, ela também traz algumas complicações nesse mesmo sentido.

Isso porque, algumas das empresas que fazem parte da cadeia imobiliária e do agro não possuem mais de dois terços da receita consolidada vindos do setor – o que agora é o novo patamar exigido pela CMN.

Para especialistas do mercado, isso cria uma espécie de “zona cinzenta” jurídica, visto que em algumas circunstâncias ser parte ou não da cadeia pode ser discutível.

Vale destacar que com restrições mais severas, a expectativa é que haja uma importante redução no volume das emissões desses tipos de papéis, uma vez que nem todas as empresas no mercado se enquadram nas novas regras exigidas.

VEJA AQUI COMO CONTINUAR ACESSANDO OS MELHORES TÍTULOS DA RENDA FIXA

Além disso, o investidor pessoa física será o nicho do mercado que mais vai sentir a aplicação das regras, uma vez que isso diminuirá não apenas a oferta de CRIs e CRAs, mas também de títulos como LCIs e LCAs.

No caso das LCIs e LCAs passa a existir limitações para aplicação dos recursos feitos pelos bancos. A partir de julho, por exemplo, os recursos não poderão mais ir para operações que contam com subsídios da União.

Ou seja, as empresas que já possuem subsídios do governo, não poderão contar com recursos privados, como os que são feitos pelos bancos, por exemplo.

Em resumo, é possível dizer que as novas limitações ocasionarão uma redução dos títulos e o seu principal público, o investidor pessoa física, sofrerá o impacto com a escassez de opções na hora de investir.

GRATUITO: VEJA COMO CONTINUAR ACESSANDO AS MELHORES OFERTAS DA RENDA FIXA AQUI

Saiba como continuar acessando os melhores títulos da renda fixa e não ficar sem opções na hora de investir

Embora nos próximos meses o segmento da renda fixa sofra com a redução dos seus títulos, o investidor PF ainda pode contar com um carteira “recheada” de opções na renda fixa na hora de investir.

Isso porque, toda semana a analista da Empiricus Research, Laís Costa traz recomendações “fresquinhas” do que há de melhor na renda fixa em sua carteira semanal.

O objetivo da carteira é mostrar ao investidor como ele pode ter um portfólio seguro, mas que também conte com uma boa rentabilidade dentro da categoria.

Dentro da carteira, os investidores podem acessar diversos títulos da categoria como: CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs entre outros.

Caso você tenha se interessado em acessar a carteira, eu tenho uma boa notícia para você.

Você pode receber as recomendações semanais da analista de forma 100% gratuita, isso porque ela está sendo oferecida como uma cortesia da Empiricus Research.

Para acessá-la é muito simples e rápido: basta clicar no botão abaixo e se cadastrar. Assim que terminar o cadastro, você receberá um e-mail com pdf da carteira.

Lembrando: você não gasta um real sequer em todo esse processo, mas pode ter muito a ganhar com as recomendações da analista. Aproveite!