Times
Investimentos

6 passos para tomar a melhor decisão nos investimentos: não compre ações, títulos de renda fixa nem criptomoedas antes de conhecer este método

Uma escolha errada nos investimentos pode comprometer uma ‘bolada’ do seu patrimônio, mas esta estratégia passo-a-passo de 5 minutos pode ajudar a selecionar os melhores ativos para sua carteira

Por Giovanna Figueiredo

26 de setembro de 2022, 16:45

investimentos
Imagem: Shutterstock/Montagem: Julia Shikota

Para a maioria da população brasileira, investir pode ser uma tarefa complicada. Afinal, todas aquelas classes, termos técnicos e diferentes tipos de investimentos disponíveis são de difícil compreensão à primeira vista.

Com tantas alternativas na mesa, é comum que os investidores iniciantes busquem por recomendações de amigos, influenciadores digitais e empresas de investimentos. Isso não é necessariamente um problema, mas pode causar frustrações caso a pessoa não siga 6 passos simples antes de colocar as indicações em prática.

Por exemplo, imagine que um investidor tenha medo de arriscar seu patrimônio e mesmo assim compre uma criptomoeda bastante volátil. Na primeira oscilação brusca, essa pessoa ficará assustada e venderá o ativo por preço de “banana”.

Foi o que aconteceu com grande parte dos investidores de Bitcoin durante a queda do universo cripto desde o início do ano. Muitas pessoas investiram na alta pelo “calor do momento”, sem antes verificar se faria sentido com os próprios objetivos, e se decepcionaram com as oscilações naturais de um ativo de alto risco.

Desde a última máxima, em novembro do ano passado, o Bitcoin já “derreteu” mais de -70%, como mostra o gráfico abaixo:

Fonte: Google Finance (26/09/2022)

Mas isso não significa que não este não pode ser um investimento lucrativo, até porque existem pessoas que já lucraram mais de 5.500% desde 2015 com a maior cripto do mundo.

O erro não está no ativo, que tem como uma de suas principais características as oscilações. O problema está na falta de autoconhecimento dos investidores que não têm “estômago” para lidar com esse tipo de movimentação e mesmo assim insistem em comprar.

E isso não é uma coisa exclusiva do Bitcoin. A mesma lógica pode ser usada com os fundos imobiliários, as ações e até títulos de renda fixa. Não importa qual seja o investimento, se o investidor não seguir este passo-a-passo antes, é bem provável que se coloque em uma “enrascada”.

Antes de comprar qualquer ativo, confira os 6 passos para investir melhor

A verdade é que é quase impossível ter sucesso nos investimentos sem antes conhecer o próprio perfil de investidor. Muita gente não leva essa etapa a sério, mas ela é indispensável para quem não quer se envolver em nenhuma “furada”.

Caso você não esteja familiarizado com esse conceito, explico: o perfil de investidor é um método para que você saiba exatamente qual é o seu apetite a risco e quais são os melhores investimentos para você.

Ou seja, é uma forma de tomar decisões mais inteligentes e com uma menor chance de erro, visto que o seu dinheiro estará alinhado com as suas expectativas de retorno, prazo e segurança.

Veja, o perfil de investidor é dividido em três: conservador, moderado e arrojado. Não faria sentido uma pessoa conservadora investir em ativos de alto risco, destinados a quem tem objetivos mais agressivos.

O contrário também pode ocorrer: por que um investidor arrojado compraria apenas títulos públicos, por exemplo? Não conhecer o próprio perfil faz com que as pessoas deixem muito dinheiro na mesa.

Muita gente esquece disso, mas antes de pensar em investir em ações do Ibovespa, comprar FIIs, “mergulhar” no Bitcoin ou em títulos do Tesouro Direto, a primeira tarefa deve ser decifrar as suas características pessoais.

Mas afinal, quais são os passos para começar a investir de forma correta? Existe um questionário com apenas 6 perguntas, criado por especialistas da corretora Empiricus Investimentos, que responde exatamente qual é o seu perfil e te ajuda a escolher os ativos certos.

A ferramenta é 100% gratuita e vai além de apenas mostrar se você é conservador, moderado ou arrojado. Ela também entrega uma sugestão de carteira de investimentos completa de acordo com o perfil e leva menos de 5 minutos para ter acesso a essas informações.

Com os 6 passos criados pela Empiricus Investimentos, é possível receber esse guia que pode ser a salvação dos seus investimentos:

CARTEIRA GRATUITA: RECEBA UMA SUGESTÃO DE PORTFÓLIO DE INVESTIMENTOS SEGUINDO APENAS ESTES 6 PASSOS

Alinhe seus objetivos com uma carteira completa personalizada para você

Como dito anteriormente, a ferramenta disponibiliza uma sugestão de carteira completa de investimentos de acordo com o seu perfil. Esse não é o tipo de conteúdo que é divulgado assim tão facilmente. 

Afinal, trata-se de um trabalho que exige conhecimento sobre as alternativas disponíveis no mercado. A Empiricus Investimentos é uma corretora com mais de R$ 12 bilhões sob custódia, mais de 110 mil clientes ativos e uma equipe de especialistas que está sempre de olho nas oportunidades do mercado.

Pensando na dificuldade das pessoas encontrarem ativos adequados aos seus perfis, a corretora decidiu disponibilizar algumas carteiras de investimento personalizadas para cada um. Veja abaixo parte de um desses portfólios:


Fonte: Empiricus Investimentos

Essa é apenas uma “amostra” dos ativos disponibilizados na carteira. A corretora seleciona investimentos de diferentes classes e recomenda um percentual do seu patrimônio em cada um dos produtos. 

Mesmo que você não queira seguir todas as indicações do portfólio, elas podem servir como uma base para você verificar se suas escolhas estão na direção correta

A ferramenta não te fará perder absolutamente nada (ela é totalmente gratuita) e ainda pode ajudar a ganhar dinheiro no mundo dos investimentos sem correr riscos que não estejam de acordo com seu perfil.

Descubra em quais ativos você deve investir: ações, títulos públicos, fundos imobiliários, criptomoedas? Respondendo aos 6 passos da Empiricus Investimentos, você terá essa resposta. Acesse o simulador de investimentos criado pela corretora clicando neste link ou no botão abaixo:

Sobre o autor

Giovanna Figueiredo

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.