Times
Investimentos

Ação novata recomendada por Felipe Miranda já subiu 37% em pouco mais de um mês; conheça ela e outras capazes de superar o Ibovespa

Empresa abriu o capital em abril e já chama a atenção do mercado; ela está na carteira Oportunidades de Uma Vida, da Empiricus, que já entregou mais de 550% de lucros desde 2015

Por João Escovar

14 de junho de 2021, 14:22

Felipe Miranda, o estrategista-chefe e CIO da Empiricus, não costuma medir muito suas palavras ao fazer recomendações para seus assinantes. Quando introduz o Grupo GPS (GGPS3), companhia listada na bolsa que vem trazendo excelentes retornos para seus acionistas, ele mantém a linha: “Talvez você não a conheça, mas com certeza já usufruiu dos serviços dela”.

O analista fala em uma empresa “redonda”, bem gerida, que em cerca de um mês e meio após sua estreia na Bolsa, no fim de abril, já ofereceu um retorno de 37% para seus acionistas. Para se ter uma base de comparação, o Ibovespa, mesmo em alta, registrou ganhos de 8,4% no mesmo período.

É justamente para este tipo de papel que Felipe aponta quando diz que, mais importante do que as altas do mercado em geral, é crucial estar atento às oportunidades de supervalorização, que puxam a média para cima e propiciam a chance de multiplicar os lucros de um portfólio de investimentos.

VEJA AS AÇÕES EXCLUSIVAMENTE SELECIONADAS POR FELIPE MIRANDA PARA BOMBAR SEUS INVESTIMENTOS NESTE ANO

Por este motivo, ele incluiu o grupo GPS em sua carteira Oportunidades de Uma Vida, considerada referência para o mercado, por causa de seus retornos expressivos desde setembro de 2015 – 551% de valorização, ante 170% do Ibovespa. 

A confiança do prestigiado analista é tão grande que, para incluir a ação do GPS, Felipe se desfez de ativos que considera de qualidade, como os papéis das Lojas Americanas e da Sanepar. 

Ok, mas quem é a GPS e por que está no radar de Felipe?

Por se tratar de um papel novo listado na B3, a Bolsa brasileira, além de atuar no segmento de serviços terceirizados, ainda pouco representado no mercado de capitais, é natural que o investidor mais generalista ainda desconheça a companhia. 

Nas próprias palavras do CIO da Empiricus, a ação ainda está “fora do radar do grande público”, por não ser muito “charmosa” nem ter um “papo descolado”. O analista ressalta, contudo, que o Grupo GPS representa a economia “real”, “na veia”, sob uma rígida e competente gestão.

Assim como acontece na avaliação de qualquer ativo, o especialista e sua equipe da Empiricus realizam estudos aprofundados, observando características próprias da empresa e situações macroeconômicas e de mercado que podem afetar o investidor que opte por ela, a fim de transmitir as melhores ideias a seus leitores.

CONFIRA AQUI AS RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO DE UMA DAS EQUIPES MAIS BEM SUCEDIDAS DO MERCADO FINANCEIRO

Operando desde 1962, o Grupo GPS é líder de mercado no segmento de terceirização e reúne a prestação de serviços variados, como limpeza, segurança, manutenção, logística e facilities em geral. 

A partir de 2003, a empresa se aproveitou da pulverização de seu mercado para tentar se expandir através da estratégia de fusões e aquisições. O crescimento médio anual de receitas desde então é de 32% e o retorno sobre o patrimônio líquido nos últimos três anos foi superior a 30%.

No vídeo abaixo, o próprio Felipe Miranda fala sobre o potencial de GGPS3:

A divisão extrema do setor é, inclusive, uma das características destacadas pelo estrategista-chefe da Empiricus ao recomendar a ação. Mesmo líder, a fatia de mercado do Grupo GPS varia apenas entre 3% e 4% e, se considerarmos as cinco maiores companhias do setor, sua participação fica em somente 11%. Essa característica, aliada à possibilidade de redução de despesas quando há grande escala, tornam favoráveis a aquisição e a incorporação de concorrentes.

De fato, o Grupo GPS fez mais de 30 aquisições nos últimos anos e, logo após seu IPO, já encaminhou duas compras que devem gerar receitas da ordem de centenas de milhões de reais.

A postura de adquirir concorrentes favorece o GPS em três abordagens principais: absorção de novos clientes; ampliação geográfica da atividade e aumento do escopo de serviços prestados, o que possibilita que um mesmo cliente conte com o grupo para atender diversas demandas associadas à terceirização.

Com uma gestão profissionalizada e conselho independente, a empresa vem registrando excelentes resultados. No 1º trimestre deste ano, por exemplo, o lucro líquido da companhia chegou a R$ 85,6 milhões, aumento de 77% em relação ao mesmo período do ano passado.

Felipe também elogia a gestão de eventuais passivos trabalhistas – um tema crucial para uma empresa de terceirização. São R$ 300 milhões separados pelo GPS em provisões, além de uma filosofia de firmar acordos com funcionários, a fim de evitar caminhos mais complicados, como a via judicial.

Na visão do especialista da Empiricus, cuja carteira já se valorizou quase 20% apenas em 2021, o GPS deve apresentar receita e Ebtida estáveis. Ele avalia que o potencial de valorização da ação está na ordem dos 30%. Além disso, passado o período de expansão, a empresa pode se tornar uma importante pagadora de dividendos.

Fique ligado nas melhores oportunidades para ganhar dinheiro

Para ter acesso às oportunidades com alto potencial de lucros, é preciso contar com informação de qualidade – e isso não se encontra em qualquer conversa de bar ou vídeo na internet, ainda mais se tratando de dinheiro.

A Empiricus conta com uma equipe de analistas que trabalham todos os dias em busca das melhores recomendações de investimento para você. O compromisso da casa de análises não é com um ou outro produto, mas sim com seus leitores e assinantes.

A assinatura Palavra do Estrategista, por exemplo, de responsabilidade do Felipe Miranda, conta com a carteira Oportunidades de Uma Vida, listando mais de 20 ações, dos mais variados setores, que, em conjunto, diversificam os riscos de cada segmento e buscam trazer os maiores retornos. O portfólio, inclusive, é revisado periodicamente diante de novas chances de fazer dinheiro.

Uma dessas chances, por exemplo, foi e continua sendo o Grupo GPS. Quem acompanha as ideias de Miranda já está ganhando dinheiro com a ação. Além deste ativo em específico, contudo, outras empresas das quais você pode se tornar sócio e ter lucros estão lá apresentadas.

Quanto mais tarde acontece a tomada de decisão, entretanto, mais o mercado percebe as oportunidades e dificulta os retornos. “As pessoas precisam se posicionar imediatamente para ter a maior chance de fazer dinheiro dos últimos seis anos”, sintetiza Miranda. Ele crê que, com a vacinação em massa, os ciclos do mercado e o retorno dos investidores estrangeiros, a bolsa pode explodir e chegar a 300 mil pontos em breve, o que deve abrir chances para ganhar muito dinheiro com renda variável.

CONHEÇA A ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTOS DE FELIPE MIRANDA PARA A RETOMADA DA ECONOMIA

Sobre o autor

João Escovar

Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Finanças.