Investimentos

Andrea Almeida já passou por Vale, Petrobras e Santander, e é uma das mulheres mais poderosas do mundo; conheça

Para algumas pessoas, criar laços no ambiente de trabalho pode ser difícil. Mas, para a ex-CFO da Petrobras, Andrea Marques de Almeida, isso pode ser uma tarefa importante

Por Letícia Camargo

24 abr 2024, 10:03 - atualizado em 25 jul 2024, 15:49

andrea almeida ex-CFO da Petrobras
Imagem: Divulgação/Anefac

“Cada lugar que passo em minha carreira profissional faço muitas amizades também”, é o que diz a executiva Andrea Marques de Almeida e ex-CFO da Petrobras (PETR4).

Em publicação em seu Linkedin, Andrea ressalta o quanto preza pela construção de um ambiente onde as pessoas se sintam motivadas e encorajadas a fazer sempre o melhor.

Com essa visão, sua trajetória começou com a sua formação em engenheira de produção. O que a levou para um MBA em Finanças, pelo IBMEC-RJ, e MBA em gestão, pela USP.

Sua carreira foi extensa no setor de mineração siderúrgica, no qual atuou por 25 anos como executiva da Vale SA (VALE3). E, em seguida, tornou-se a diretora-executiva de Finanças e Relacionamento com Investidores na Petrobras, entre 2019 e 2021.

Ainda em 2021, Andrea entrou para o time do Santander (SANB11), no cargo de Vice Presidente de Finanças e Estratégia do banco. Em dezembro de 2023, deixou a cadeira, após o presidente, Mário Leão, salientar o desejo de ampliar a participação da prestação de serviços na geração de receitas do conglomerado no país.

Atualmente, a executiva está no período de licença, conhecido como ‘Garden Leave’ — no qual o funcionário que se encontra em período de aviso prévio e ainda permanece na folha de pagamento.

Em poucos meses no cargo de CFO, a Petrobras tornou Andrea uma das mulheres mais poderosas do mundo

Pouco tempo após se tornar CFO da petrolífera, a executiva se surpreendeu ao entrar para a lista das 50 mulheres mais poderosas internacionalmente da ‘Fortune’, em 2019. 

E no ano seguinte, em 2020, ao ser adicionada pela segunda vez consecutiva à lista anual das 100 mulheres mais poderosas da ‘Forbes’, ficando em 77ª posição.

“No primeiro ano, eles acreditaram que ia dar certo. ‘Uma mulher CFO da Petrobras? Nunca teve uma mulher, tem uma chance de dar certo’, pensaram”, contou a executiva, em entrevista à revista PÚBLICO.

Fonte: O Globo/2019

Fonte: Agência Brasil/2020

Durante uma aula do MBA da Porto Business School, Andrea explicou que esperou 10 anos para ser gerente, porque era carimbada como técnica. “Diziam que eu não ia saber lidar com gente, que não ia ser uma boa líder”, disse.

Até chegar na liderança, a executiva precisou passar por situações com alguns “maus líderes” — que tentavam evitar que ela chegasse onde está. 

E sejamos sinceros, qualquer um nessa situação poderia pensar em agir ou, até mesmo, desistir. No entanto, Andrea afirmou que não fez nada, e esperou. “As pessoas se autodestroem, não tive de fazer nada”, diz.

CORTESIA: INGRESSO PARA O EVENTO QUE VAI TE COLOCAR ‘DENTRO’ DAS MAIORES ESTATAIS BRASILEIRAS

“Às vezes as pessoas me perguntam: o que te tira o sono? Nada me tira o sono, porque estou fazendo o que é certo”. 

Com um discurso inspirador e sincero, Andrea visa que, para liderar, primeiramente, deve-se gostar de trabalhar e se comunicar com as pessoas.

“Eu gostava de gente. Isso talvez foi o que impulsionou e me fez de fato querer liderar”, ponderou a executiva no 24° Congresso ANEFAC, durante o Painel Profissional do evento em 2022.

Enquanto ainda trabalhava na mineradora querida pelo mercado, a Vale, Andrea já tinha pensamentos se esbarrando com os que a Petrobras buscava em um profissional para o cargo de CFO.

“A melhor parte é, de fato, montar seu time. Ter uma galera motivada, que quer ir além, que quer fazer isso e trazer as pessoas para perto, seja através dos nossos bate-papos com liderança” ou, “seja, um café da manhã com analista”.

“Liderar é muito bacana. É um desafio constante, mas, é um prazer”.

Ao ser perguntada quais atitudes a executiva tem perante a um desafio, Andrea pondera ser necessário ir além e não olhar somente para o momento ruim, mas sim, olhar para frente e ver o que será feito para mudar: “tem um pouco de juntar forças e pegar o seu time, sentar, observar o que está acontecendo, o que a gente tem que fazer de diferente e extrair o melhor da crise”.

“Na crise, a gente, às vezes, consegue fazer coisas que nunca puderam ser feitas em outros cenários”, diz. “É fácil? Não é”, mas, “você tem que vislumbrar o que você precisa fazer hoje, para você sobreviver lá na frente”.

Andrea Almeida participará de evento que vai te colocar ‘dentro’ das maiores estatais brasileiras

Andrea Marques de Almeida é uma das convidadas especiais do evento 100% online e gratuito que vai te colocar ‘dentro’ das maiores estatais brasileiras.

Thiago Salomão, fundador do Market Makers, e Julia Wiltgen, repórter especial do Seu Dinheiro, vão receber convidadas ilustres, para compartilhar experiências no mercado macroeconômico de forma única e inspiradora.

Além de Andrea, o evento conta com a presença de:

  • Elvira Presta, ex-CFO da Eletrobras; e
  • Daniela Marques, ex-CEO da Caixa.

Para garantir sua vaga gratuita no evento online, basta clicar aqui ou no botão abaixo.

Sobre o autor

Letícia Camargo

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com passagem em agência de marketing digital.

Baixe grátis nosso App

Acesse a Empiricus de onde estiver. Na palma da mão e também na sua casa.

Baixe grátis e conheça nossas novidades.