Investimentos

Clima ainda de aversão ao risco nos mercados; compra do Twitter por Elon Musk deu alívio temporário; resultado do Santander (SANB11) sem surpresa e Vale (VALE3) vende ativos; confira

Acompanhe os principais pontos abordados por Felipe Miranda em seu grupo Ideias Antifrágeis no Telegram, nesta terça-feira (26/04)

Compartilhar artigo
Data de publicação
26 de abril de 2022
Categoria
Investimentos

O clima nos mercados ainda é de aversão ao risco nesta terça-feira (26/04). Os índices futuros das Bolsas de Wall Street voltaram a operar no negativo, após certo alívio ontem decorrente da compra do Twitter por Elon Musk e um movimento de busca a barganhas. Contudo, foi um movimento que não teve força para se sustentar.   

Hoje, o principal temor continua sendo em relação aos desafios na economia chinesa, segundo Felipe Miranda, co-CEO da Empiricus. “A maior preocupação é com a China, com a testagem de Covid em massa que possa levar à ampliação dos lockdowns. A China não está conseguindo normalizar a economia, a oferta e os riscos”, ressaltou o analista em seu grupo no Telegram Ideias Antifrágeis, que é um canal de comunicação exclusivo com os assinantes.

O avanço do número de casos e as medidas de isolamento social prejudicam as atividades em áreas relevantes para o comércio exterior, principalmente Shanghai, um hub de commodities e mercadorias diversas.  

Outro aspecto que segue como pano de fundo é a alta da taxa de juros nos Estados Unidos, que tende a alterar a dinâmica de mercado. 

“Hoje à noite serão divulgados os resultados da Microsoft e da Alphabet. Vamos ver a partir de agora se as big techs terão capacidade de devolver algum otimismo para Wall Street, porém, há grande dúvida sobre isso”, diz. 

No ambiente corporativo brasileiro…

O Santander (SANB11) registrou lucro ajustado de R$ 4 bilhões no primeiro trimestre de 2022, uma alta de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O ROI (retorno sobre investimento) do banco foi de 20,7%. Para Felipe Miranda, os números positivos não causaram surpresa. “Basicamente, o resultado veio em  linha com as projeções”, disse. 

Em seu grupo no Telegram, o analista destacou outros pontos relevantes envolvendo companhias. A Vale (VALE3) concluiu a venda da mina de carvão Moatize e do Corredor Logístico Nacala (CLN) à Vulcan Resources. Este foi mais um passo em linha com a sua estratégia de focar em negócios core. 

Outra notícia é que a PetroRio (PRIO3) conseguiu obter licença do Ibama para revitalizar e perfurar novos poços no Campo de Frade, no Rio de Janeiro.