Quem seguiu Max Bohm e comprou Locaweb em 2020 lucrou 180% em poucos meses; conheça LWSA3

Indicada por Max Bohm, Locaweb (LWSA3) entregou grandes lucros a seus acionistas em menos de seis meses; no entanto, o analista aposta em outra micro cap para 2021
Quem seguiu Max Bohm e comprou Locaweb em 2020 lucrou 180% em poucos meses; conheça LWSA3

As ações da Locaweb (LWSA3) foram indicadas de abril a outubro de 2020 pela série Microcap Alert, de Max Bohm. Os que acompanharam a recomendação acumularam 180% de lucro em poucos meses. A companhia, no entanto, não é mais a “bola da vez”: o analista da Empiricus vem apostando em outra empresa para 2021.

Neste artigo você entenderá o que é a Locaweb e como ela entregou tanto lucro em tão pouco tempo. Além disso, conhecerá a companhia na qual a Microcap Alert vem depositando suas fichas. 

Locaweb: um one-stop shop virtual

A primeira empresa brasileira a oferecer serviços de hospedagem de websites, a Locaweb, nascia em 1997. Em seus primeiros 13 anos de vida, a companhia se utilizava de uma estratégia de crescimento orgânico, focada no desenvolvimento interno de novas funcionalidades. A partir de 2010, contudo, passou a adotar uma postura mais agressiva no mercado. 

Por meio dessa nova atitude, a empresa realizou diversas aquisições e se tornou o que podemos chamar de “one-stop shop”. A expressão, que é usada para descrever companhias que oferecem “tudo que as pessoas precisam” em um único lugar, faz referência às lojas de conveniência de postos de gasolina norte-americanos do início do século XX.

Linha do tempo de momentos marcantes da história da Locaweb

O modelo de negócios empregado pela empresa atualmente pode ser dividido em dois grandes grupos: 

  1. serviços para viabilizar a presença digital de seus clientes;

  2. e soluções para operações em e-commerce.

A Locaweb atende uma demanda essencialmente ligada às necessidades de uma sociedade cada vez mais digitalizada. Antigamente, quando se pretendia iniciar um negócio, se inaugurava uma loja física. Hoje em dia o empreendedor ainda precisa encontrar o lugar ideal para construir suas instalações… mas, agora, no mundo virtual.

Um negócio online é uma combinação de arquivos, imagens e códigos que, em conjunto, geram uma página navegável. Essas informações necessitam de um lugar para serem armazenadas. É exatamente aí que entra a Locaweb e o serviço de hospedagem de websites (hosting) como um todo, ao oferecer esse “local de armazenamento”.

Para além de seu carro-chefe, a empresa ainda oferece outros produtos. Por exemplo, serviços SaaS — e-mail, inteligência de marketing, criador de sites, etc. — e soluções para clientes que desejam iniciar um e-commerce. 

Perfil de clientes da Locaweb em gráficos

Um dos grandes diferenciais da Locaweb, que permitiu que a empresa entregasse 180% de lucro em poucos meses, é o fato de seus serviços serem complementares. Visto isso, a taxa de cross-sell da empresa é alta. O termo em itálico se refere à possibilidade de vender algo a um cliente de modo a complementar outro produto já adquirido por ele.

Dados da arrecadação da empresa deixam bastante claro esse processo. Cerca de 54% das receitas recorrentes do Saas, por exemplo, vêm de usuários que também contratam o BeOnline (serviço de presença digital).

Até por isso, 79% do faturamento total da Locaweb é arrecadado entre os serviços Beonline e  SaaS. Outro ponto positivo: por conta do modelo da empresa, em ambos esses segmentos, mais de 90% da receita líquida é recorrente.

Receita líquida da Locaweb no triênio 2016, 2017 e 2018

A pandemia e o salto da Locaweb

Em junho de 2020, Max Bohm já avisava: “dentre todas as companhias da carteira Microcap Alert, a Locaweb é a que mais se beneficia com a possível mudança no padrão de consumo e a forte evolução do e-commerce brasileiro”.

Naquele momento, com a pandemia e o isolamento social longe de acabar, o mercado de vendas on-line não parava de crescer. E o analista da Empiricus destacava a Locaweb como uma empresa capaz de transformar essa tendência em rendimentos.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER A PRINCIPAL INDICAÇÃO DE BOHM PARA 2021: AQUELA QUE VEM SENDO CHAMADA DE “A AÇÃO MAIS BARATA DO MUNDO”

Bohm ressaltava que a plataforma era capaz de abraçar clientes dos mais diversos segmentos da economia. Além do mais, o público-alvo da companhia, composto por pequenas e médias empresas, sugeria que os serviços da Locaweb poderiam ser alavancados pelo contexto daquele momento.

Isolamento social, economia em dificuldade, demissões em massa. À procura de outras fontes de renda, muitas das pessoas passaram a empreender. Portanto, — considerado o ditado “se você não está na internet, você não existe” — plataformas de hosting passaram a ganhar ainda mais visibilidade.

Na época, após uma entrevista com a alta administração da Locaweb, Bohm assegurou a “resiliência dos negócios da empresa” e passou a reforçar sua tese de investimento. Ele definia LWSA3 como uma das principais ações de sua carteira, baseado no fato de a companhia possuir grande proporção de receitas recorrentes e em sua “aptidão para capturar o crescimento do comércio on-line”. 

“Com uma baixa necessidade de investimento e uma alta escalabilidade, o crescimento do segmento tende a contribuir para a expansão de margens da companhia e, por consequência, para a valorização da ação”, afirmava o analista.

180%... ponto para Microcap Alert

Poucos meses depois de indicar a compra de LWSA3, Max Bohm estaria recomendando a sua venda. Mal sinal? Que nada. Em outubro de 2020, o valor das ações da empresa já haviam saltado cerca de 180%, e o analista alertava que era hora de recolher os ganhos do investimento realizado.

Os ativos da empresa valorizaram exatamente devido aos fatores citados na tese de Bohm. Os efeitos da pandemia levaram a grande aumento no volume de clientes. E a empresa não parou, ainda anunciava novas aquisições, o que aquecia o mercado.

“Continuamos enxergando Locaweb como uma ótima companhia. Entretanto, com um lucro de aproximadamente 180%, decidimos colocar o ganho do bolso e abrir espaço para adicionarmos novas oportunidades em ativos com maior potencial de valorização da nossa carteira”, explicava Bohm na época.

Mais tarde, o analista realizaria um balanço da Microcap Alert no ano de 2020. Bohm ressaltou que, juntamente às ações da Linx (LINX3), os papéis da Locaweb foram os maiores destaques dessa carteira.

Para conhecer a ação mais barata do mundo, nova aposta de Bohm, e o porquê de ele apostar nessa companhia, CLIQUE AQUI!

A “bola da vez” para Microcap Alert

Você chegou até aqui, então tem direito de conhecer a microcap na qual Max Bohm aposta para 2021.

Dentre as empresas que hoje compõem as indicações da Microcap Alert, a Ambipar (AMBP3) é uma das que mais anima o analista. A companhia atua em diversos segmentos e oferece serviços e produtos voltados para gestão ambiental.

O IPO da empresa aconteceu somente em julho de 2020. Ao ingressar na B3, a gestão da empresa já deixava clara a agressividade de seu plano de negócios: anunciava que cerca de 70% dos recursos captados na operação (R$ 606,9 milhões) seriam destinados a novas aquisições.

Além disso, o planejamento estratégico da empresa apresentava a expansão geográfica do segmento “Response” como um dos principais objetivos. Visto que essa vertente da Ambipar realiza atendimentos a emergências ambientais, o movimento visa se aproximar dos clientes e diminuir o tempo de chegada as ocorrências

A gestão não falava apenas de expansão nacional. Por meio de aquisições, a ideia é se expor também ao mercado norte-americano, que é bastante pulverizado. Bohm enxerga a tentativa de maneira bastante positiva: “além de entrar em novas localizações como Texas, Alabama, Flórida e Geórgia, a integração dos negócios pode levar o faturamento dos serviços de Response para outro patamar”, analisa.

Dados da capilaridade do segmento Response nos EUA (Fonte: Ambipar)

O segmento “Environment” — de gestão de resíduos — acompanha o ritmo de expansão. O plano da Ambipar é ampliar seu número de regionais comerciais. A companhia tem mapeado localizações favoráveis para o seu negócio. Esse ano, por exemplo, inaugurou uma unidade na região de Camaçari, na Bahia, polo relevante para o setor petroquímico.

Capilaridade nacional do segmento Environment (Fonte: Ambipar)

No cenário atual, em que questões ambientais ganham cada vez mais a atenção do mercado, “empresas de diversos setores e localidades têm procurado a Ambipar para implementar serviços de gestão de resíduos em suas plantas industriais”, afirma Bohm. “Ou seja, vemos uma crescente demanda pelas soluções ofertadas pela nossa microcap”.

O analista da Empiricus enxerga três grandes vertentes para a expansão dos resultados da micro cap.  O primeiro é o aumento da presença geográfica. O segundo, o fato de a empresa possuir um time comercial preparado para expandir o número de contratos. E o terceiro, a realização de novas aquisições que agregam valores aos negócios.

PARA CONHECER TODA A LISTA DE MICROCAPS INDICADA POR BOHM, CLIQUE AQUI

Para reforçar o valuation e o valor justo da Ambipar, Bohm ainda realiza uma análise dos múltiplos da empresa. Visto que a microcap não possui pares comparáveis ao mercado local, a comparação foi realizada com companhia de Bolsas Internacionais

Comparação entre ambipar e seus pares

“Fazendo o cálculo para que a Ambipar negocie no mesmo patamar de múltiplo que seus pares, enxergamos uma valorização de aproximadamente 54%, em linha com o nosso valor justo de R$ 42 para o ativo”, aponta Bohm.

Isso mesmo: uma valorização de aproximadamente 54%. Isso somente considerando a assimetria em relação a outras empresas do mesmo mercado.

Ele relembra que empresas brasileiras devem negociar com desconto em relação aos seus pares  internacionais. Porém, reitera que a Ambipar possui um negócio resiliente e está inserida em um segmento em expansão.

Resultados recentes da Ambipar

A combinação entre crescimento orgânico e novas aquisições fez com que a Ambipar alcançasse R$ 226 milhões de receita líquida no 4T20, uma expansão de 83,5% na comparação com o mesmo período de 2019.

Principais indicadores da Ambipar no quarto trimestre de 2020 (Fonte: Ambipar)

A divulgação dos resultados veio acompanhada de uma grande notícia. A Ambipar anunciou o fim de sua parceria com a Chemtrec para a geração de demanda de atendimento para emergências nos EUA. A companhia optou por desenvolver sua própria estrutura operacional. Para isso, contratou um nome de peso para ser o seu principal executivo na América do Norte e colocar as operações em funcionamento até meados de abril. 

Bohm vê a operação com bons olhos, já que a Ambipar poderá replicar a estrutura e a estratégia utilizadas com sucesso no mercado brasileiro. 

“Gostamos dos resultados. Gostamos ainda mais do direcionamento estratégico que a companhia apontou durante a reunião com analistas e investidores. Do nosso ponto de vista, AMBP3 está em um patamar de relevante assimetria e tem potencial para engrenar um movimento de alta”, conclui Max Bohm.

Se você quiser comprar a ação da Ambipar, saiba que na visão do Max ela é uma boa pedida. Mas para receber o alerta de quando é a hora de vender e ter acesso a uma carteira completa de microcaps, conheça a série Microcap Alert.

QUERO ACOMPANHAR O MAX E RECEBER EM PRIMEIRA MÃO AS INDICAÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES MICROCAPS