Times
Investimentos

Empiricus indica títulos mais arrojados na renda fixa, em busca de retornos acima da média

Mesmo com a queda da Selic, renda fixa segue como boa alternativa – e os mais arrojados não devem ficar de fora

Por Equipe Empiricus

27 de janeiro de 2024, 10:00

Imagem com gráficos e moedas para representar os títulos prefixados, aplicações de renda fixa seguras. cdi lig lca inflação cdb renda fixa

“No Brasil, sempre é um bom ano para investir em renda fixa”. É com este pensamento que a analista especializada em títulos públicos e privados da Empiricus, Laís Costa, inicia 2024.

Para os investidores de perfil mais arrojado, uma boa notícia: os títulos indicados para este ano incluem uma pitada de risco, em busca de retornos acima da média.

Como sabemos, aplicações de renda fixa, atreladas à Selic, alcançaram resultados bastante vantajosos em 2023, uma vez que a taxa permaneceu no patamar de 13,75% até agosto, o que agradou especialmente os investidores que buscavam por conformidade e segurança. 

Para 2024, entretanto, a expectativa é de um cenário bastante diferente.

Isso porque a taxa Selic está projetada para cair até 9% até o fim de 2024, com o IPCA mostrando uma tendência de estabilização em 3,87%, o que faz com que o panorama para a renda fixa apresente outros contornos.

Para Laís Costa, da Empiricus Research, apesar da queda da Selic, a renda fixa continua sendo uma boa opção de investimento para 2024, mas não nas mesmas categorias de 2023.

Se no ano passado o foco era ganhar dinheiro tranquilo com o CDI ou buscar retornos com a marcação a mercado, agora é uma boa hora para aproveitar os altos juros reais e travar um bom retorno acima da inflação.

E existem diversos títulos premium que permitem adotar essa estratégia…

QUERO ACESSAR OS MELHORES TÍTULOS DE RENDA FIXA PARA 2024

Mas por que a renda fixa continua uma boa oportunidade de investimento, mesmo com a queda da Selic?

Com os recentes dados divulgados pelo Relatório Focus, a dúvida sobre investir (ou não) em renda fixa voltou a despertar a atenção dos brasileiros que buscam boas alocações financeiras já no primeiro semestre do ano.

Isso porque o Copom do Banco Central iniciou, em agosto de 2023, cortes significativos na taxa Selic. Com isso, a projeção esperada para 2024 é de 9,25%. Além disso, a inflação medida pelo IPCA mostra uma tendência de estabilização em 3,87%, segundo projeções de mercado.

Com isso, em um primeiro momento, o resultado de uma Selic de um dígito somada à estabilização do IPCA poderia remeter a uma rentabilidade menos atrativa para a renda fixa, certo? 

Entretanto, não é bem assim. Se por um lado os títulos indexados à Selic devam pagar menos, os títulos indexados ao IPCA começam a oferecer bons prêmios reais, já que há uma discrepância anormal entre a Selic e o IPCA vigentes.

Em um país tradicionalmente inflacionário como o Brasil, posicionar-se em títulos como esse pode ser fundamental para ganhar dinheiro caso a inflação venha a subir.

Uma boa alternativa sugerida pela analista para aproveitar esse cenários são os títulos VIP de renda fixa em juro real longo, uma vez que atualmente estão disponíveis ativos com retornos atrativos, isentos de IR e praticamente “imunes” à inflação.

Ou seja, para Laís Costa, que defende a manutenção da divisão estrutural da carteira entre diversas modalidades, há a oportunidade de buscar altas rentabilidades através da renda fixa, com um pouco mais de apetite por risco, como o atual momento pede.

GRATUITO: quero a lista de títulos de renda fixa com altos retornos e isentos de IR

Conheça uma boa alternativa sugerida pela analista para lucrar com renda fixa em 2024

Para aqueles que preferem lidar de maneira mais arrojada na hora de investir – ou seja, submetendo-se a maiores riscos para buscar maiores rentabilidades – este é um excelente momento para embarcar na renda fixa.

Claro, aqui não trata-se de abandonar as outras categorias, mas sim de fazer ajustes táticos de posição.

Conforme afirma Laís Costa, analista da Empiricus Research, o momento representa uma boa oportunidade especialmente para investir em ativos atrelados ao IPCA+. Isso porque:

1. Esta modalidade oferece a chance de “travar” um bom prêmio acima da inflação de acordo com os títulos ofertados agora, uma vez que as projeções de inflação estão baixas.

Ou seja, considerando o histórico inflacionário brasileiro, em uma eventual alta dos índices do IPCA, o investidor garante um percentual de retorno protegido da inflação.

2. Esta alternativa possibilita ganhos na marcação a mercado, ou seja, através da oscilação dos ativos da renda fixa.

Em outras palavras, investir em um título IPCA+ agora, em que as perspectivas de inflação estão baixas, pode significar vendê-lo por um preço maior no futuro, quando o índice do IPCA subir e os novos títulos tiverem rendimentos reais menores.

Ou seja, além de proteger o dinheiro investido, aproveitar esta modalidade de renda fixa também pode significar lucros bastante atrativos no longo prazo

Inclusive, há no mercado um grupo de ativos de renda fixa pouco conhecido, mas que costuma remunerar bem acima da média. Estamos falando de investimentos em ativos de renda fixa que podem render acima da Selic.

Isso porque os analistas da Empiricus Research selecionam toda semana os melhores produtos de renda fixa para quem busca lucrar estrategicamente, acima da taxa básica de juros.

Estes mesmos especialistas já indicaram títulos de CDB com retorno de 13% ao ano (enquanto o Tesouro Prefixado oferece até 10,8% ao ano), bem como LCA com rendimento equivalente a uma taxa bruta de IPCA+ 5,86% (mais até do que os títulos do Tesouro IPCA+).

A boa notícia é que neste momento a Empiricus Research está disponibilizando gratuitamente esses relatórios exclusivos sobre os melhores investimentos em renda fixa para 2024. 

Estes relatórios são elaborados por especialistas do mercado e oferecem insights valiosos, análises profundas e recomendações sobre como maximizar os retornos em um ambiente econômico em constante mudança, de acordo com o timing do mercado.

Os relatórios gratuitos são uma ferramenta indispensável para quem deseja se manter informado e tomar decisões de investimento mais assertivas, até mesmo para perfis mais agressivos.

Veja bem: você não tem absolutamente nada a perder conhecendo esses ativos de renda fixa. Os relatórios são totalmente gratuitos e você pode embolsar bons resultados com as informações que vai encontrar.

O que você precisa é apenas deixar o seu e-mail. Ao se inscrever, você também terá acesso a relatórios semanais, permitindo que acompanhe as tendências do mercado de renda fixa e ajuste sua estratégia de investimento conforme necessário.

Não perca a oportunidade de transformar 2024 no ano em que você toma as rédeas de seus investimentos com segurança e estratégia. Clique no botão abaixo, cadastre-se gratuitamente e comece a receber hoje mesmo os relatórios que irão iluminar o caminho promissor como investidor de renda fixa.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.