Times
Investimentos

Gestor da AZ Quest mostra otimismo na condução econômica do país, mesmo sem nunca ter votado no PT: ‘Haddad tem um plano bom’

Walter Maciel, da AZ Quest, é enfático ao criticar alarmismo no mercado financeiro: “se fosse outra profissão, poderia ser preso”

Compartilhar artigo
Data de publicação
23 de agosto de 2023
Categoria
Investimentos
day one: Marquinhos, aleatoriedade e efeito MoneyBall Haddad pode ser Palocci
Imagem: Febraban

Em entrevista ao podcast Market Makers, um dos principais canais de conteúdo do mercado financeiro nacional, o CEO da AZ Quest, Walter Maciel, não mediu as palavras ao criticar o alarmismo gerado na Faria Lima por conta do retorno de Lula ao poder.

“Gestor precisa vender cota e não ideologia”, resumiu Maciel, afirmando que a ideologia “emburrece, fecha a sinapse neurológica”, uma vez que impede alcançar uma visão mais ampla e acertada do cenário financeiro brasileiro.

De acordo com o gestor, quando Lula foi declarado vitorioso, houve um exagero na reação do mercado financeiro, apesar de alguns discursos mais fortes.

“O sujeito aparecer e trazer um cenário complicado – e, além disso, pessimista – virou um modo de mostrar inteligência. Mas quando você traz um cenário mais construtivo ou você é otimista, ou você é ingênuo. Mas a verdade é que eu nunca vi uma profissão errar tanto sem pedir desculpas.”

Walter inclusive fala que, “se fosse em um outra profissão, o cara poderia até mesmo ser preso.” À exemplo, traz como comparação o médico que perde a vida de um paciente, ou um engenheiro cuja a ponte que projetou acaba desabando. 

“Os erros em relação ao Brasil nos últimos cinco anos têm sido absolutamente grosseiros”, afirma. Por isso, defende que é fundamental que os agentes de mercado saibam ter humildade para reconhecer os seus erros.

A inédita transformação estrutural do Brasil

Maciel ainda afirmou estar muito animado com o quadro econômico do país, tanto com o que foi conquistado até agora como com as perspectivas da gestão Haddad na Fazenda.

Para o gestor, o efeito positivo das reformas estruturais (Previdência, trabalhista e fiscal) dos últimos anos vem sendo menosprezado pelo mercado, que vem errando grosseiramente para baixo o desempenho da economia.

Conforme afirma, “o Brasil está mudando de patamar” e “não há como retroceder nesta agenda”. 

Além disso, para ele, o Ministro Haddad apresentou um plano bom: ” (…) a gente começou a ver os movimentos bons. O Congresso está trazendo o Lula para o Centro. O Brasil amadureceu”, destaca.

Cenário favorável para ganhar dinheiro na Bolsa

O otimismo de Maciel não é isolado. É praticamente consenso entre analistas e gestores que a queda dos juros deve beneficiar o desempenho da bolsa brasileira, especialmente das chamadas “small caps”, ou ações de baixa capitalização, cuja performance é mais sensível aos juros do que a média.

Diante desse cenário, o Market Makers irá reunir os principais gestores e “ganhadores de dinheiro” do país para compartilhar ideias de investimento para o momento atual, com foco em ações com elevado potencial de ganho de capital, inclusive no curto prazo.

O encontro está acontecendo entre os dias 22, 23 e 24 de agosto, durante o evento Small Caps Masters, um dos mais aguardados do calendário financeiro nacional.

Durante o evento gratuito, gestores reconhecidos (conheça a lista neste link) debaterão sobre como estão se posicionando na Bolsa brasileira para buscar lucros exponenciais já no curto prazo.

Serão mais de 10h de conteúdo gratuito e mais de 10 especialistas em small caps presentes nos três dias de imersão.

Ao clicar agora no botão abaixo, você pode reservar seu lugar gratuitamente no evento online “Small Caps Masters“. 

Para participar de forma online, não é necessário pagar nada.