Investimentos

Renda fixa: confira uma LCI e uma LCA para investir com a Selic a 12,25% ao ano

Se o mercado continuar caminhando para um cenário de corte no Fed Funds no 1º trimestre de 2024, voltaremos a discutir uma aceleração da queda da Selic. Por isso, ainda gostamos de títulos prefixados de curto prazo.

Por Lais Costa

14 nov 2023, 16:14 - atualizado em 14 nov 2023, 16:14

Lâmpada ao lado de moedas empilhadas
Imagem: Shutterstock

Esta semana começou com um tom marginalmente negativo para os mercados globais após a agência de rating Moody´s ter revisado a perspectiva dos EUA de estável para negativa.

A agência mencionou a queda na qualidade de crédito do país na ausência de polícias fiscais que visam reduzir os gastos ou aumentar as receitas do governo. No Documento, a Moodys ainda mencionou o fardo dos juros mais altos no estoque de dívida americana.

O indicador mais esperado da semana foi divulgado nessa manhã. O índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA ficou estável em relação ao mês anterior, abaixo das estimativas de alta de 0,1% m/m. A medida de núcleo também ficou abaixo das expectativas dos analistas (0,2% versus 0,3% m/m estimado). Na comparação anual, o núcleo arrefeceu para 4%, 10 pontos-base abaixo da última leitura.

Após a publicação do dado, os juros americanos de 10 anos passaram de 4,61% para 4,46% e o de 2 anos caíram de 5,02% para 4,84%. O dado também movimentou o mercado de moedas, intensificando a queda do índice DXY e acelerando os ganhos das moedas emergentes.

Em relação aos próximos passos do banco central americano, o CPI divulgado há pouco traz conforto às autoridades para manterem os juros (Fed Funds) inalterados na última reunião do ano. Contudo, o Comitê de Política Monetária deve manter o tom cauteloso na reunião de dezembro sem descartar completamente novas altas nas taxas.

No início desta tarde (14), o mercado precifica um corte de 50 pontos-base na reunião de julho e cerca de 30% de chance de um corte no primeiro trimestre de 2024. Esse cenário ainda está longe de ser consenso, mas vem ganhando força nos últimos dias.

No Brasil, o IBGE divulgou na última sexta-feira (10) o IPCA de outubro. O índice de preços mostrou uma variação de 0,24% m/m, abaixo das estimativas dos economistas, que era de 0,29% m/m.

Além do número cheio, a composição continua benigna, mostrando a continuação da tendência de queda do grupo de serviços e das medidas de núcleo. Entre os destaques, a queda da contribuição dos preços administrados como gasolina e energia elétrica compensaram um aumento na margem de preços de alimentos in natura.

Vale ainda destacar que o aumento da contribuição de itens semiduráveis como roupas e calçados sofre efeitos sazonais importantes e devem mostrar um arrefecimento no IPCA de novembro devido às promoções de Black Friday.

Outro fator importante para a inflação doméstica é um possível corte de preços da gasolina devido a recente queda dos preços da commodity no cenário internacional. Essa possível revisão deve gerar novas quedas das estimativas de IPCA neste ano.

Ademais, desde o primeiro corte na Selic, o real entregou um retorno total de cerca de 2,2%. Esse comportamento positivo da moeda brasileira também corrobora um cenário benéfico de inflação de itens comercializáveis e amplia o espaço para o Banco Central (BC) perseguir uma Selic de um dígito ao final do ciclo.

Como temos falado aqui, o orçamento de corte de juros do BC é amplamente condicionado ao movimento das taxas de juros nos EUA. Se o mercado continuar caminhando para um cenário de corte no Fed Funds no primeiro trimestre de 2024, voltaremos a discutir uma aceleração no ritmo de queda da Selic. Por isso, ainda gostamos de títulos prefixados de curto prazo.

Veja o cardápio de títulos de renda fixa recomendados nesta semana

Características da LCA prefixada do BTG Pactual
Classificação de risco da instituiçãoStandard and Poor’s: AAA
Público-alvoInvestidores em geral
Onde encontrarEmpiricus Investimentos
Aplicação mínimaR$ 1 mil
Aplicação máximaAté o final do estoque
LiquidaçãoD+0
Vencimento (prazo)14/11/2024 (366 dias corridos)
Rentabilidade anual9,9%
TributaçãoIsento
Pagamento de jurosNo vencimento
ResgateNo vencimento
GarantiasFundo Garantidor de Créditos (FGC)
Horário limite de aplicação17h

A taxa líquida da LCA do Banco BTG Pactual é equivalente a uma taxa bruta de 12,1% ao ano.

Características da LCI prefixada Banco ABC
Classificação de risco da instituiçãoFitch: brAAA
Público-alvoInvestidores em geral
Onde encontrarBanco ABC do Brasil
Aplicação mínimaR$ 1 mil
Aplicação máxima
LiquidaçãoD+0
Vencimento (prazo)25/11/2024 (377 dias corridos)
Rentabilidade anual9,9%
TributaçãoIsento
Pagamento de jurosNo vencimento
ResgateNo vencimento
GarantiasFundo Garantidor de Créditos (FGC)
Horário limite de aplicação17h

A taxa líquida da LCI do Banco ABC do Brasil é equivalente a uma taxa bruta de 12,1% ao ano.

Para a sua reserva de emergência, aquele dinheiro que você pode precisar no curtíssimo prazo, recomendamos o Tesouro Selic, disponível na plataforma do Tesouro Direto, ou fundos DI taxa zero.

Sobre o autor

Lais Costa

Engenheira eletricista pela UTFPR com passagem pelo MIT e especialização em finanças pela Columbia University. Iniciou a carreira no mercado financeiro com foco no mercado de bonds nos EUA. Após uma experiência na Itaú Asset em NY, ela esteve por três anos no time de Global Macro Strategy da XP Inc também em NY, cobrindo mercados emergentes asiáticos e Brasil com foco em criação de ideias de investimento de renda fixa para clientes institucionais. Desde maio de 2021, Laís faz parte do time de análise da Empiricus. Por dois anos foi responsável pela alocação e seleção de fundos globais e hoje é a analista a frente das séries Super Renda Fixa e Os Melhores Fundos de Investimento.