Times
Mercado

Family office: o que é, como funciona e para quem serve esse tipo de serviço?

O Family office é um serviço financeiro exclusivo de assaesoria e gestão de recursos para famílias de alta renda. Saiba mais sobre como funciona um family office.

Compartilhar artigo
Data de publicação
25 de janeiro de 2023
Imagem representando o family office, mostrando um planejador financeiro analisando o perfil financeiro de um investidor.

O family office é uma assessoria completa que engloba diferentes níveis de administração e gerenciamento de negócios. É voltado para famílias com alto poder aquisitivo, milionários e/ou bilionários, que possuem muitos bens, além de grandes negócios.

O serviço de family office é oferecido por empresas especializadas nesse tipo de gestão, que podem disponibilizar consultorias, além de cuidar de todos os aspectos financeiros e administrativos do grupo familiar.

Através dessa assessoria, é possível garantir o desenvolvimento financeiro e a proteção de bens, bem como, qualidade de vida para as futuras gerações da família.       

O que é um family office?

O family office é um tipo de assessoria financeira que oferece com serviços exclusivos e completos para famílias com uma vasta quantidade de patrimônios e bens, além de grandes recursos financeiros.

Essa assessoria familiar é realizada através da contratação de escritórios especializados nesse tipo de atividade. Geralmente, englobam serviços que abrangem as áreas contábil, fiscal, jurídica e de investimentos.

Desse modo, tudo que está relacionado à organização financeira familiar, como: análise patrimonial, dimensionamento do padrão de vida, produtos de proteção (seguros e previdência), investimentos e planejamento de patrimônio, pode ser gerenciado por um family office.

Além disso, para serviços como o Family office, é comum que sejam emitidos relatórios frequentes informando sobre gastos, planejamentos e alocações dos recursos.

Como funciona um family office?

Conforme já mencionado anteriormente, o family office é exclusivo para famílias de alto padrão e poder aquisitivo. No Brasil, por exemplo, as famílias precisam ter em torno de R$100 milhões em patrimônio para que possam contratar esse tipo de serviço.

Ao contratar o family office, os serviços são realizados por meio de consultores, de dentro das empresas de assessoria, que auxiliam na gestão de patrimônios líquidos da família.

Alguns exemplos dos serviços prestados são:

  • Planejamento tributário;
  • Gestão de despesas;
  • Educação financeira;
  • Serviços de contabilidade;
  • Administração de documentos e manutenção de registros;
  • Incorporação imobiliária;
  • Investimento personalizado;
  • Fluxo de caixa.

Além disso, o consultor também pode apoiar a administração e gerenciamento do núcleo empresarial do seu cliente contratante. 

Tipos de family office

Existem dois tipos de family office, o single office e o multi office, ambos com características e funcionalidades distintas.

Single office

É uma estrutura criada pelo próprio grupo familiar, que se encarrega de realizar todos os procedimentos de assessoria patrimonial. Para isso, é necessário que seja criada uma empresa que se encarregue somente dessas operações.

Devido a essa construção ser realizada pela própria família, a modalidade de family office acaba sendo mais cara e exigindo um nível maior de planejamento para sua execução. Isso se dá, pois toda a administração de patrimônio e bens será totalmente realizada pela família.

Em compensação, existirá uma proximidade maior com os todos processos que acontecem e pode-se contar com serviços personalizados e exclusivos que atendam a cada membro da família.

Multi office

Já nessa modalidade de family office, é realizada a contratação de uma empresa privada e específica, cujos profissionais capacitados ficarão encarregados da administração de patrimônio e bens. Os profissionais das empresas que prestam os serviços de assessoria, conforme mencionado anteriormente, são os consultores.

É importante ressaltar que essas empresas privadas atendem a diversas famílias, não somente uma, pois não fazem parte de nenhum grupo familiar. Mesmo assim, eles podem apresentar opções personalizadas para cada cliente.

Todas as decisões são tomadas juntamente à família, para que tudo esteja de acordo com os objetivos do grupo familiar. Logo após, os investimentos são executados, e os profissionais também realizam o monitoramento constante dos resultados.

Vantagens do family office

Por vezes, pode ser bastante trabalhoso e complexo efetuar todo o serviço administrativo de uma família, ainda mais em se tratando de um grupo que têm um volume excessivo de patrimônios, bens, investimentos e membros.

Dessa forma, a contratação de um serviço de assessoria se torna muito bem-vinda. A terceirização desse serviço permite um controle maior de todos os aspectos financeiros do grupo familiar, bem como, se torna menos trabalhoso para os próprios membros do grupo.

Existe também a opção desses procedimentos administrativos serem promovidos pela própria família, como mencionado acima.

De qualquer forma, a utilização dos serviços de family office permite um maior controle da vida financeira daquela família, um desenvolvimento maior no patrimônio através de estratégias de investimento e gestão, e uma administração ampla e transparente das finanças do grupo familiar.  

Para quem o family office é indicado?

Seja pela burocracia, ou pelo intenso volume de operações, famílias que detém alta renda e empresas de grande porte podem ter dificuldades na hora de administrar o fluxo de negócios.

Desse modo, para esse tipo de grupo familiar, é interessante que sejam contratados os serviços de assessoria de um family office. Apenas evidenciando que seja tomado o devido cuidado de recorrer sempre a empresas com profissionais experientes e reconhecidas no mercado por realizarem os serviços de gestão com excelência.

[RELATÓRIO GRATUITO] 5 BDRs recomendados pelos analistas da Empiricus Research para buscar lucros em dólar. Clique aqui para liberar seu acesso.