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Private banking: entenda o que é e como funciona esse serviço exclusivo

Private banking é um tipo de serviço financeiro oferecido para clientes de alta renda. Entenda como funciona e quem pode ser atendido pelo private banking.

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Data de publicação
14 de dezembro de 2022
Imagem representando o private banking, mostrando uma apresentação financeira para um cliente.

No mercado financeiro, existem clientes que, pelo nível de renda, demandam um tipo de atendimento específico e mais individualizado. Por isso, bancos e demais instituições vem criando cada vez mais tratamentos diferenciados para seus melhores clientes. Entre esses tratamentos, há o private banking.

O que é um private banking?

Chamamos de private banking um serviço financeiro e bancário especial. É oferecido, em geral, por bancos de alta renda, que se dedicam a prestar assessoria e atender clientes com grande patrimônio e com necessidades financeiras que não sã atendidas pelos bancos normais.

Se você quer saber quão alta precisa ser a sua renda para ter acesso a um private bank, saiba que o serviço é exclusivo para clientes de altíssima renda: o cliente deve ter aplicações acima de alguns milhões de reais.

Este valor pode mudar dependendo do banco ou instituição, mas isso mostra que ser um cliente private não é para todo mundo.

Como funciona o Private Banking

Como já falamos, a área de private banking é focada em auxiliar aqueles com maior renda.

Por isso, os serviços são bem focados no que pode ser relevante para estes clientes private: investimentos de maior remuneração, consultoria tributária e patrimonial e ofertas de crédito especiais, entre outros serviços.

Ou seja, investimentos exclusivos e serviços personalizados para as necessidades de indivíduos de alta renda.

Mesmo o gerente do atendimento private é diferente dos gerentes que costumamos ver nas grandes instituições. Chamado de private banker ou só “banker”, seu atendimento vai além de investimentos.

O banker também pode assessorar a sucessão patrimonial, a divisão de bens, a tributação, e até mesmo as finanças do dia a dia do cliente. Tudo vai depender das necessidades do seu cliente especial.

Como obter o serviço de Private Banking?

Geralmente, os grandes bancos “caçam” clientes ultra ricos para participarem do grupo seleto do private banking.

Por isso, não é preciso muito esforço para obter o serviço de Private Banking: se você tem um volume de investimentos de alguns milhões em algum banco, você deve ser contatado para ter este “upgrade”.

Alguns clientes também ligam para as suas instituições perguntando sobre o serviço e sobre a possibilidade de se tornar um cliente private, mas vai depender da análise da instituição financeira.

Vantagens de ser um cliente Private Banking

As vantagens do private banking são muitas, já que os bancos se esforçam muito para trazer o melhor tratamento para seus maiores e melhores clientes.

Para começo de conversa, os private banks estão acima dos clientes de varejo e até mesmo dos clientes premium. Isso significa que eles estão no topo da hierarquia bancária.

Outra vantagem é ter um Advisory, que costuma ser o nome que se dá para o gerente que se torna seu assessor especializado.

Esta pessoa acompanha de forma ativa todos os seus investimentos, e te informa sobre sua carteira e os mercados. Dessa forma, você está sempre a par do seu valor investido.

O private bank combina os indivíduos com maior riqueza com as opções de investimentos mais apropriadas para eles, a depender do seu estilo. Ademais, torna algumas questões negociáveis, pelo bem estar do cliente private.

Ou seja, tarifas para investir ou manter a conta podem mudar a depender da necessidade do cliente, assim como cartões de crédito sem anuidade e taxas menores para empréstimos e financiamentos.

Como os interesses de clientes com alta renda se parecem, recebem um leque maior de opções para investimentos convencionais e alternativos, também. Além disso, as taxas de remuneração pelos investimentos é maior do que a de clientes comuns.

Quais segmentações bancárias para investimentos?

Os bancos costumam dividir seus clientes em três grandes grupos: varejo, alta renda e private banking. O critério de divisão, como já é de se esperar, é o valor total em renda e investimentos.

Entenda melhor a seguir como funciona cada um destes segmentos bancários.

Varejo

O segmento de varejo indica os clientes comuns. Seria como o fundo da pirâmide, que é mais largo e tem mais pessoas.

Os clientes do varejo têm renda inferior a oito mil reais, em média, e tem menos de cem mil reais investidos.

Esses valores podem variar de banco a banco, mas o foco é que são os clientes que têm menor renda e menor volume de investimentos.

Alta Renda

Os clientes de alta renda dos grandes bancos ganham nomenclatura especial, como Bradesco Prime, Itaú Personnalité, Santander Van Gogh, ou BB Estilo.

Para chegar neste patamar, o cliente precisa ter um volume de investimentos maior do que cem mil reais.

Além disso, costuma ter renda superior a oito mil reais – ou seja, mais renda do que o cliente do varejo. Aqui, estão os clientes com mais riqueza, mas ainda não é um grupo tão seleto.

Private Banking

Clientes do Private Banking não precisam, necessariamente, de uma renda mínima para se enquadrar no serviço. Contudo, como já falamos, são a parcela super rica ou ultra rica da nossa população.

O volume de investimento desses clientes é superior a alguns milhões de reais, mudando de banco para banco. Alguns bancos pedem o mínimo de R$3 milhões, outros R$5 milhões, e alguns até mesmo R$20 milhões.

Essa seletividade existe também para que as oportunidades oferecidas no private banking sejam coerentes com as possibilidades para aqueles clientes.

Se o valor mínimo para se tornar um cliente private fosse muito menor, os investimentos poderiam não compensar.

Como é trabalhar como private banker?

Trabalhar em private banking não é para os fracos. É preciso estar sempre querendo aprender, ler, estudar e se aprimorar. Além disso, a agenda costuma ser agitada, com muitas reuniões e até mesmo viagens de negócios.

Isso porque, para construir o tratamento personalizado e especial de um cliente private, os gerentes podem até mesmo precisar visitar seus clientes em outras cidades, fazendo atendimento em casa ou na empresa do cliente private.

A certificação é imprescindível para se tornar um banker. Além da graduação comum, que pode ser em Economia, é vital possuir o certificado CFP (Certified Financial Planner, emitido pelo IBCPF).

Nem todos possuem este certificado, mas isso faz você ter um diferencialmuito bom. Além disso, falar inglês avançado ou fluente e ter experiência bancária são outras cartas na manga muito poderosas para esta vaga.

Uma característica vital para ser um bom private banker é estar a par dos cenários macroeconômicos e outros assuntos semelhantes que podem ser do interesse do cliente.

Por isso, é importante estudar muito e participar de palestras e cursos sobre economia, cenários políticos, e finanças.

Afinal, o banker vai ser a fonte confiável de informações para o cliente discutir as opções e escolher o que é melhor para o seu patrimônio naquele momento. “Bola fora” não é aceitável nessas circunstâncias.

Quem pode ser um cliente de private bank?

Por fim, como você já entendeu, a atividade do private banking é muito exclusiva, com foco em clientes super ricos.

Por isso, para ser um cliente de private bank, é vital estar nessa parcela da população com alguns milhões de reais.

É de se esperar também que essa pessoa deseja movimentar seu dinheiro, mantê-lo em conta corrente e investir em fundos do banco. Este seria, então, o cliente ideal para o private banking.

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