Day One

Foco nos fundamentos de longo prazo

“Você sabia que, em uma janela temporal de 10 anos, existe uma correlação de 99,79% entre a evolução dos […]”.

Compartilhar artigo
Data de publicação
29 de junho de 2022
Categoria
Day One
Investimento longo prazo
Fonte: Free Pik

Você sabia que, em uma janela temporal de 10 anos, existe uma correlação de 99,79% entre a evolução dos gastos do governo americano com ciência, segmento aeroespacial e tecnologia com o número de suicídios por estrangulamento e sufocamento?

Ou que o número de divórcios no estado do Maine, nos Estados Unidos, possui uma correlação de 99,26% com o consumo per capita de margarina no país?

Mais ainda, que a quantidade de matemáticos doutores possui uma correlação de 95,23% com a quantidade de urânio armazenado nas plantas nucleares americanas?

Como você já deve ter percebido, embora os três casos citados acima apresentem uma alta correlação, trata-se de uma associação de variáveis que não fazem sentido entre si. É a famosa correlação espúria, onde não necessariamente duas variáveis que se movem de forma parecida possuem uma relação de causa e consequência.

Trago esse conceito pois acredito que seja fundamental conhecê-lo para evitar cair nas armadilhas dos jornais e do noticiário, acerca dos motivos pelo quais um ativo caiu ou subiu em determinado dia ou semana. Aliás, o distanciamento do ruído de curto prazo e o aprofundamento dos conceitos e fundamentos das teses de investimento tendem a trazer muito mais valor para o investidor no longo prazo.

Nesse contexto, na segunda-feira (27) estive presente no evento do Grupo SBF (SBFG3), onde foram apresentadas as avenidas de crescimento e estratégias de longo prazo da companhia.

A operação Centauro, que é líder de mercado com 7% de participação, possui ampla oportunidade de crescimento e consolidação no país através de seus pilares de multimodalidade, multicanalidade e multimarca. Como foco de curto prazo, estão a abertura de lojas, aumento da quantidade de modalidades esportivas e aumento do sortimento de artigos femininos.

A Fisia, que é o representante e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil, também possui uma enorme avenida de crescimento, a começar pelo aumento da representatividade do segmento DTC (venda direta para o consumidor) em detrimento da venda no atacado. Além disso, o desenvolvimento do aplicativo da Nike, o aumento do sortimento de produtos femininos e a abertura de lojas estão no pipeline para os próximos trimestres.

A última unidade de negócios é a SBF Ventures, que tem como objetivo reunir empresas adquiridas e que tenham potencial para acelerar a construção de seu ecossistema do esporte. Por ora, fazem parte desse seleto grupo a NWB, a Onefan, a X3M e a FitDance.

E, diferentemente das correlações espúrias apresentadas, anos de Copa do Mundo costumam ter um incremento no faturamento da companhia, dada a maior procura das pessoas por itens da seleção, em especial as camisas do Brasil. Este ano não será diferente.

Na minha opinião, o melhor a se fazer é evitar o ruído de curto prazo e focar nos fundamentos de longo prazo das companhias, tal qual o apresentado para o Grupo SBF (SBFG3). Para aqueles que se interessarem, a cobertura completa do evento será detalhada para os assinantes da série As Melhores Ações da Bolsa em nossa próxima publicação, na quinta-feira (30).

Forte abraço