Chama o Max

Conheça os 10 termos que todo investidor precisa saber

Já bateu alguma dúvida na hora que falaram algum termo do mundo de investimentos? No vídeo de hoje, o Max Bohm vai te dar um dicionário básico

Compartilhar artigo
Data de publicação
12 de julho de 2021
Categoria
Chama o Max

Quem começa no mundo dos investimentos (ou até mesmo já está com um pézinho no intermediário) pode se deparar com diversas palavras que soam assustadoras. 

Geralmente usadas na língua inglesa, é importante adquirir familiaridade com elas para se adequar ao mercado.

No Chama o Max de hoje, nosso analista Max Bohm vai te explicar os 10 principais termos utilizados no mundo das finanças para você nunca mais ficar por fora de uma conversa e para compreender informações relevantes.

Começando pelo split. Se trata de quando há um desdobramento das ações, ou seja, há um “corte” para que elas dobrem, e assim custem menos. Já o payout é a porcentagem do lucro que será utilizado para proventos. O Ebitda é um que a Empiricus sempre menciona: ele é uma medida gerencial, que diz sobre a geração de caixa operacional.

Já o 4º termo é o Tag Along. Ele é um mecanismo que serve como proteção para acionistas minoritários. Com ele, as companhias devem oferecer os mesmos “poderes” dos grandes acionistas para aqueles que detém menos cotas. O Free-Float se refere à quantidade de ações que estão em circulação no mercado. Nas Corporations, 100% das ações são Free-Float.

Em 7º, temos o IPO. É o Initial Public Offering, quando a empresa abre seu capital na Bolsa. Já o ROE é o Retorno sobre Patrimônio Líquido, uma continha feita com o lucro líquido sobre patrimônio líquido. Ele é um indicador forte de rentabilidade. Então, temos o upside. Ele é aquilo que se busca para uma empresa dar retorno, o potencial de valorização. Nele, é o que se espera obter do preço atual para o preço justo.

Por fim, em 10º lugar, o Max falou sobre o dividend yield. Ele é o montante que é pago em proventos dividido pelo valor de mercado da empresa. 

Para não restar nenhuma dúvida ele explicou também o que é o market share, a participação de uma companhia no mercado.

Foram até mais do que 10 termos, viu? Assim, você consegue se inteirar muito melhor com o mercado financeiro! Nem precisa saber inglês para entender o que significam.

Sobrou alguma dúvida? Então, é só dar o play no vídeo aí em cima que o nosso analista Max Bohm te explica detalhadamente sobre cada um!