Chama o Max

Ibovespa subiu: o que aconteceu?

A Bolsa voltou ao patamar dos 112 mil pontos.

Compartilhar artigo
Autor
Data de publicação
11 de dezembro de 2020
Categoria
Chama o Max

O Max está postando conteúdos como este no Instagram. Siga-o : ??https://instagram.com/omaxbohm/

No auge da pandemia, o principal índice acionário da B3 bateu nos 63 mil pontos, em meio às incertezas que o mundo se encontrava. Mas o que aconteceu para que o Ibovespa tivesse 75% de alta nos últimos meses? É isso que o Chama o Max te explica no vídeo de hoje.

Primeiro, os diversos pacotes de estímulos fiscais monetários. Países se mobilizaram e jogaram trilhões de dólares em suas economias para ajudar os lojistas, empresas e pessoas a atravessarem com menos perdas esse período turbulento. Essa situação gerou liquidez no mercado, fazendo com que muitas pessoas fosse para a Bolsa comprar ativos reais, ações.

O avanço das vacinas também fez parte do movimento de alta. Grandes laboratórios do mundo se motivaram a desenvolver, anunciar e colocar as vacinas em distruibuição no mercado. Nas últimas semanas vimos notícias comprovando a eficácia de muitas delas. Isso quer dizer: atividade econômica voltando ao normal, PIB subindo, empresas crescendo.

O terceiro ponto de atenção foi a troca da presidência dos Estados Unidos. Sai Trump, entra Biden, com uma visão mais multilateral, pró mercados emergentes, que voltaram à cena internacional e trouxeram investidores internacionais para a nossa economia. Mais dólares, mais rápido a alta da Bolsa. 

Por fim, o lucro crescente das empresas, que fizeram o dever de casa, ajustaram suas estruturas e conseguiram bons resultados, crescendo de maneira saudável e supreendentemente positiva.

Mas, apesar de tudo isso, como analisamos a situação em dólares?

Em dezembro de 2019, a Bolsa estava em 26 mil dólares. No auge da pandemia, em março de 2020, 12 mil dólares. Hoje, 22 mil. Percebe-se que na moeda americana, ainda não voltamos ao patamar do ano passado. Isso traz os gringos para cá, uma vez que existe espaço para subir e está barato.

O que nos leva a dizer: muita gente comprou ações quando a Bolsa estava em baixa. Compraram bem. Muitos papéis subiram fortemente nesses últimos meses. Para quem se aproveitou dessa situação, recomenda-se colocar uma parte do lucro no bolso. Mas apenas uma parte, afinal, é importante sempre estar posicionado na Bolsa, para pegar o ganho que pode acontecer com a maior entrada no gringo, a os novos patamares que a o índice pode atingir. 

E onde estar mais posicionado nesse momento? É importante sair um pouco das ações líquidas e ir para Small Caps e Microcaps. O movimento foi forte nas ações que tem pesos grandes no Ibovepsa – Vale, Petro, bancos e siderúrgicas. As Small Caps e, principalmente, MicroCaps, ficaram de fora e possivelmente ainda pegarão uma onda de alta.

Para saber quais ações fazem parte da carteira selecionada por Max Bohm, conheça a série Microcap Alert: https://emprc.us/XvsDEx

? Baixe já o app da Empiricus: https://emprc.us/GQIs8W

? Visite o site da Empiricus: http://empiricus.com.br/

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Instagram: http://instagram.com/empiricus 
Instagram Max Bohm: https://instagram.com/omaxbohm/
Facebook: http://www.facebook.com/empiricus
Twitter: http://twitter.com/empiricus
Telegram: https://t.me/empiricustelegram

Não esqueça de ? se inscrever no nosso canal e ativar o ? sininho de notificações para não perder nenhuma novidade.

Sobre o autor