Times
Investimentos

3R Petroleum (RRRP3) aumenta a produção de petróleo em 23% em janeiro; companhia ainda tem potencial a ser destravado

Polo Papa-Terra foi o principal agente do crescimento de produção da 3R Petroleum no último mês

Por Larissa Quaresma, CFA

14 de fevereiro de 2023, 12:46

3R Petroleum RRRP3
Imagem: 3R Petroleum/Divulgação

A 3R Petroleum (RRRP3) divulgou na última segunda-feira (13) seus dados de produção referentes a janeiro/2023, que vieram em linha com nossas expectativas.

A produção média diária da companhia no mês atingiu 23,0 mil barris de petróleo equivalente por dia (boe/d), crescimento em torno de 23,5% M/M. 

O principal agente para o crescimento foi o Polo Papa-Terra, que concluiu seu primeiro mês integral sob operação da 3R.

Importante ressaltar que, esse crescimento da produção média na comparação mensal não é em função de um ganho de eficiência do ativo, mas apenas da maior quantidade de dias em operação. Nos dados de produção referentes ao mês de fevereiro teremos uma referência melhor para analisar a evolução do ativo.

O Cluster Recôncavo também contribuiu positivamente, crescendo marginalmente (+0,8%) em relação aos fortes números apresentados em dezembro. O desempenho do Cluster foi impulsionado pelo Polo Rio Ventura, +4,2% M/M em boe/d, parcialmente compensado por uma redução de 1,5% M/M no Polo Recôncavo.

3R: melhorias no Polo Macau ainda afeta volume de produção

Por outro lado, produção média no Polo Potiguar decresceu (-6,6% M/M), influenciada ainda pelos impactos operacionais no Polo Macau, que segue passando por uma série de melhorias, cuja implementação afeta temporariamente o volume de produção. Contudo, a 3R reafirmou a expectativa de conclusão ainda no 1T23. 

A visão de próximos passos se mantém. Na frente orgânica, aguardamos a conclusão dos trabalhos em Macau, cuja produção tem o potencial de atingir 7 mil boe/d (82% acima do observado em janeiro/23).

Do lado inorgânico, a expectativa é que a incorporação da produção de 100% do Polo Potiguar ocorra assim que o processo de transição junto a Petrobras seja aprovado pela ANP, que deve adicionar cerca de 20 mil boe/d à produção. 

Por fim, após a forte recuperação apresentada em dezembro, janeiro foi um mês mais estável e ainda com gargalos a serem superados. Continuaremos a acompanhar a evolução da companhia, que ainda tem muito potencial a ser executado.

3R Petroleum (RRRP3) é uma recomendação de compra da Empiricus Research.

Sobre o autor

Larissa Quaresma, CFA

Analista de Ações focada em Bancos e Instituições Financeiras, integra a equipe da Carteira Empiricus, o portfólio multimercado da casa. Mais de 5 anos de experiência em análise de empresas, com passagens pela Núcleo Capital e pelo Credit Suisse. Administradora formada pelo Ibmec-MG, com certificações CFA, CNPI e CGA.