Times
Investimentos

Após tombo de 18% no ano, ainda é hora de colocar Cosan (CSAN3) na carteira? Analista da Empiricus afirma que sim

Para Larissa Quaresma, existem 4 pilares que mostram que a ação está barata e tem forte perspectiva de crescimento

Compartilhar artigo
Data de publicação
10 de abril de 2024
Categoria
Investimentos
cosan 4T23
Imagem: Divulgação/Cosan

A ação da Cosan (CSAN3) despenca cerca de 18% desde o começo do ano. Ainda assim, o papel dessa companhia figura entre os favoritos de Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, para colocar na carteira no mês de abril.

Pode parecer contraintuitivo, mas aquilo que para muitos tende a parecer depreciação, é visto como um bom desconto aos olhos atentos da analista. Para ela, a ação está barata e tem forte perspectiva de crescimento no curto e longo prazo. 

Ou seja: uma pode ser uma boa janela de oportunidade para se posicionar em uma ação de extrema qualidade, segundo a analista, e que negocia a preços muito abaixo do considerado “justo”. 

TESE COMPLETA DE INVESTIMENTO EM COSAN (CSAN3): VEJA AQUI

Uma gigante brasileira que deve ser vista com olhar atento

Você já deve ter visto o ticker CSAN3 figurando nas manchetes dos grandes portais de finanças, mas talvez nunca tenha visto seu logo estampado por aí. 

Será que não mesmo? Se você já passou por um posto Shell, cruzou por trem da Rumo ou foi em uma loja Oxxo, você esteve muito perto de algumas das iniciativas desta gigante brasileira.

A Cosan foi fundada em 1936 como uma usina de açúcar produzido a partir da cana e hoje é um dos maiores conglomerados de infraestrutura e energia do país. 

Em seu guarda-chuva, está a Raízen (distribuição de combustíveis, produção e comercialização de açúcar, etanol e energia elétrica), Compass (infraestrutura, distribuição e comercialização de gás natural), Moove (produção e distribuição de óleos lubrificantes) e Rumo (transporte logístico). Além de todas essas companhias, ainda possui uma participação acionária na Vale

Ela é nada menos que uma das maiores proprietárias de terra e pioneira na distribuição de gás encanado e transporte ferroviário no Brasil, que hoje soma um valor de mercado de mais de 30 bilhões de reais.

É por isso que é sempre acompanhada com muita atenção de forma constante pela analista Larissa Quaresma. Para ela, CSAN3 é uma ótima opção de investimento para o longo prazo, considerando todo o seu potencial como holding e de todas as empresas que a compõem.

Além de toda essa robustez, existem outros motivos que podem beneficiar o preço da ação no médio prazo. Larissa evidencia quatro pilares que integram sua tese para a escolha de CSAN3 para a sua carteira recomendada de abril.

[DE GRAÇA] CONHEÇA A CARTEIRA COMPLETA RECOMENDADA PARA INVESTIR AGORA

4 pilares que estimulam a recomendação para comprar CSAN3 agora

i) Abertura do mercado de capitais em 2024

O momento atual está cada vez mais favorável para os ativos de riscos, vista a contínua redução da taxa básica de juros, a Selic, que vem se concretizando conforme o último corte de meio ponto nos juros realizado na reunião do Copom em março.

Isto pode abrir uma nova janela para IPOs na bolsa brasileira e a Cosan tem uma boa candidata no seu guarda-chuvas: a Moove

A companhia, que é uma das maiores em produção, venda e distribuição de lubrificantes do mundo, tem potencial para ser listada e pode destravar grande valor para o conglomerado,  levantando capital para expandir seus negócios e valorizar as ações da holding.

ii) Situação econômica favorável 

Com o topo do ciclo de investimentos da companhia ultrapassado, o processo de desalavancagem deve ganhar força em 2024. Ou seja, a empresa já passou pelo período em que estava fazendo grandes investimentos e agora pode se concentrar em reduzir dívidas. 

Isso é uma ótima notícia para os investidores, pois significa que a empresa está se tornando mais financeiramente saudável.

Além disso, a demanda pelos produtos e serviços da Cosan continua forte. O que sugere que a empresa tem uma base sólida de clientes e um mercado estável para suas operações.

Com essas avenidas de crescimento, juntamente com o impulso da desalavancagem e a demanda resiliente, há otimismo sobre o desempenho da empresa ao longo do ano.

iii) Valuation atrativo

Quando olhamos para o valor da empresa, percebemos que o desconto aplicado por ela, chamado de “desconto de holding”, parece ser muito grande em comparação com o que a analista considera adequado. 

Isso significa que o preço da ação parece estar mais baixo do que deveria, o que poderia torná-la uma oportunidade de compra interessante. 

Com a negociação sendo realizada com um desconto maior do que o normal, esta diferença de preço pode virar lucro para o bolso do investidor que decidir se tornar sócio da companhia.

iv) Crescimento de longo prazo

Olhando para o futuro, nos próximos 10 anos, espera-se que a Raízen tenha um crescimento significativo na receita devido à consolidação e ao aumento da escala comercial do etanol de segunda geração (E2G), o que deve impulsionar seus ganhos ao longo do tempo.

Além disso, espera-se que a Rumo, com a expansão de sua malha ferroviária na região Norte, aumente sua capacidade de transporte. Com esse crescimento, haverá um aumento de volume relevante, o que deve levar a uma evolução significativa nos negócios para a próxima década e, consequentemente, uma valorização dos papéis.

Estes são os principais fatores que corroboram a tese de que agora é a hora certa para comprar este papel de qualidade, com potencial de crescimento e que está muito barato, segundo a analista da Empiricus Research.

CSAN3 + 9 IDEIAS: CONHEÇA A CARTEIRA RECOMENDADA PARA ABRIL

Cosan (CSAN3) é apenas uma das 10 ações da carteira recomendada para abril; veja as demais

CSAN3 é o grande alerta de oportunidade e destaque da carteira recomendada para o mês de abril, mas não é a única

Ela faz parte da carteira Empiricus 10 Ideias, uma seleção de ações brasileiras que os analistas da Empiricus Research acreditam ter o potencial de proteger o patrimônio investido e, ao mesmo tempo, gerar ganhos consideráveis de capital

GRATUITO: ACESSE A CARTEIRA EMPIRICUS 10 IDEIAS

A cada 30 dias, os analistas da Empiricus avaliam as mais de 400 empresas listadas na Bolsa em busca de janelas de oportunidades reais e selecionam as 10 mais promissoras para cada mês. 

O objetivo é obter retornos superiores aos principais índices acionários. Meta esta que tem sido atingida, com exemplo do mês de março, em que a carteira recomendada rendeu 1,7% contra a queda de -0,7% do Ibovespa.

A carteira recomendada é uma cortesia da casa de análise para todo investidor que deseja tomar decisões fundamentadas. 

Você pode ter acesso às 10 ideias e suas teses sem pagar nada. Tudo que você precisa fazer é clicar no link abaixo e cadastrar seus dados para conhecer todas as ações recomendadas, avaliar as teses e, caso decida que fazem sentido para sua carteira, investir uma parte de seu patrimônio.