Times
Investimentos

Vivara (VIVA3) é uma das principais ações para surfar o ‘rali de natal’ da bolsa em 2023, afirma analista; entenda

Além de ser ‘uma das melhores varejistas da B3’, Vivara conta com a sazonalidade a seu favor para capturar o ‘rali de Natal’, aponta analista da Empiricus

Compartilhar artigo
Autor
Juan Rey
Data de publicação
8 de dezembro de 2023
Categoria
Investimentos
Vivara VIVA3
Imagem: Divulgação/Vivara

Caso o leitor seja um investidor mais experiente, provavelmente já ouviu falar do ‘rali de fim de ano’. Embora não exista nenhuma explicação científica para isso, o fato é que, desde 1999, o Ibovespa apresentou retorno positivo nos últimos três meses do ano em 66% das vezes.

Em 2023 não parece ser diferente. Depois de recuar 2,9% em outubro, o principal índice acionário brasileiro registrou vigorosa alta de 12,5% em novembro. E, segundo analistas, as perspectivas para dezembro continuam favoráveis.

Neste contexto, o analista Richard Camargo, da Empiricus, recomenda uma ação para surfar o rali em curso: Vivara (VIVA3).

Além de ser uma empresa premium do varejo brasileiro, a ação tem a sazonalidade como trunfo para o período.

“O dia dos namorados e o final de ano, com o Natal, são os dois períodos mais fortes para a Vivara no ano. Ela é uma marca super presenteada, com um aspecto familiar e com produtos mais caros”.

Crescimento é o nome do jogo

Quando entrou na bolsa, em 2019, a companhia era a maior joalheria do Brasil. O plano de expansão era ambicioso: “basicamente criar a segunda maior joalheria do país”, afirma o analista.

O plano foi bem sucedido e a Life, marca de prata da Vivara que existe desde 2011, atingiu o posto, surpreendendo o mercado pelo seu desempenho operacional.

Em 2018, existiam três lojas da Life. Ao final de 2022, este número subiu para 72. Agora, em 2023, a Life conta com 98 lojas.

“É uma marca que cresceu rapidamente, cujo perfil de rentabilidade é muito melhor do que todos estavam projetando na época do IPO da Vivara”, afirmou Camargo.

Vivara é ‘uma das melhores varejistas da B3’, afirma analista

No indicador de vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês), um dos mais importantes do varejo, a Vivara tem “rodado consistentemente acima de 6% ao ano”, números considerados sólidos, especialmente no contexto atual do varejo brasileiro.

Além disso, a companhia registrou ótima rentabilidade no 3T23, com margem bruta de 67,6% (confira mais sobre os números do último trimestre da companhia aqui).

“Dentro do varejo, é uma das melhores empresas listadas. É uma empresa geradora de caixa e que todo plano de crescimento é financiado a partir dessa geração. Acreditamos que o quarto trimestre pode trazer uma surpresa bem interessante para o mercado”, afirmou o analista.

A Vivara (VIVA3), portanto, é uma das recomendações da Empiricus Research no universo das small-mid caps.

Caso tenha interesse em conhecer outros 9 papéis com grande potencial de capturar o “rali de Natal”, clique neste link para saber mais.