Times
Renda Fixa

Duration: entenda o que é, para que serve e como calcular esse prazo

A duration corresponde ao tempo em que um investidor leva para recuperar o valor investido acrescido dos juros. Entenda o que é duration e como fazer o cálculo.

Por Equipe Empiricus

30 de junho de 2023, 20:48

Imagem de uma ampulheta para representar a duration.

Investidores do mercado financeiro sempre devem analisar a duration de um ativo, pois esse indicador ajuda a entender diversos aspectos de um investimento, como liquidez, riscos, prazos e rentabilidade. 

Mas principalmente os novatos nesse mercado podem ter dificuldades quanto a esses termos, principalmente porque a duration é muitas vezes confundida com o prazo. Embora esses conceitos tenham similaridade e sejam iguais em alguns casos, eles não são a mesma coisa.

O que é duration?

A duration corresponde ao tempo em que um investidor leva para recuperar o valor investido acrescido dos juros.

Então, quando a “duração” é muito longa, você levará mais tempo para ter acesso a esses recursos. Por outro lado, durações mais curtas fazem com que você tenha acesso ao dinheiro em menos tempo.

Embora isso pareça ser o prazo de vencimento de um ativo, se considerarmos que alguns investimentos têm formas de recebimento dos juros diferentes, a duration sofrerá alterações. 

Por exemplo, ela não será a mesma para um ativo que paga os valores no final do período e para o outro que conta com recebimentos semestrais. 

Para que serve a duration?

A duration serve para duas coisas principais:

  • Ajudar o investidor a escolher o melhor investimento ao mostrar qual será o tempo necessário para obter o retorno;
  • Decidir qual é o melhor momento para fazer o resgate.

Pode soar um pouco confuso no início, mas imagine que você adquiriu um título com vencimento em 2 anos a uma taxa de juros de 11%. De forma geral, se você esperar o fim do período, poderá receber o total e os rendimentos tranquilamente, mas o que acontece se você encerrar o investimento antes?

Isso pode acontecer por uma série de motivos, por exemplo, você teve um problema familiar e precisa de dinheiro rápido e por isso decide retirá-lo de seus investimentos. 

A primeira coisa a saber é que tomar essa atitude pode fazer com que você perca dinheiro, já que os valores serão corrigidos de acordo com a marcação a mercado, o que quer dizer que será considerado quanto determinado ativo vale naquele momento.

Por outro lado, também é possível sair com algum lucro dessa operação. Mas de qualquer forma fazer o cálculo da duration irá te mostrar exatamente qual será o resultado. 

Qual a diferença entre prazo e duration?

O prazo é simplesmente a data de vencimento de determinado título. Enquanto a duration considera outros fatores, por exemplo, se o título em questão paga juros semestrais, anuais ou somente no fim do período.

Ou seja, esse indicador fornece uma leitura mais completa dos rumos que certo investimento irá tomar. 

Como fazer o cálculo?

Para fazer o cálculo da duration é preciso usar a seguinte fórmula:

  • D= ∑ (t • Ct)/(1+r)t ÷ ∑ (Ct)/(1+r)t

Para solucionar o problema considere as variáveis:

  • D = duration;
  • t = prazo dos fluxos de caixa do título;
  • C = fluxo de caixa dos títulos;
  • r = taxa prefixada.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com um profissional do mercado financeiro para ajudá-lo.

Qual o conceito de duration?

Duration é o prazo médio em que quem investe em um título de Renda Fixa vai reaver o capital investido mais os juros. 

Quanto maior a duration melhor?

Um prazo de duration maior pode aumentar os lucros do investidor. Por outro lado, ele ficará mais tempo exposto aos riscos do mercado.

O que é duration do passivo?

É a média considerada para o pagamento de benefícios de um plano.

Qual a diferença entre duration e prazo?

O prazo é simplesmente a data de vencimento de determinado título. Enquanto a duration considera outros fatores, por exemplo, se o título em questão paga juros semestrais, anuais ou somente no fim do período.

Como é calculado a duration?

Para fazer o cálculo da duration é preciso usar a seguinte fórmula D= ∑ (t • Ct)/(1+r)t ÷ ∑ (Ct)/(1+r)t.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.