Times
Criptomoedas

Fan tokens: entenda o que é e como funciona esse tipo de ativo digital

Os fan tokens são tokens de utilidade que são usados para estimular a interação entre instituições e seus fãs. Entenda melhor como funciona um fan token.

Compartilhar artigo
Data de publicação
9 de fevereiro de 2023
Imagem representando o fan token, mostrando um torcedor em um estádio

O fan token chega para expandir as possibilidades de interação entre fãs e seus clubes esportivos. Isso ocorre no contexto dos novos negócios da economia digital, que vêm se desenvolvendo a partir da evolução das tecnologias associadas às criptomoedas e que são capazes de promover coisas incríveis. Contudo, a necessidade de sistemas autônomos, não intermediados por instituições financeiras para efetivação das transações, exige a criação de mecanismos específicos.

O que são fan tokens?

O fan token é uma modalidade dos tokens de utilidade que pode ser adquirido para expandir possibilidades de interação entre um sócio-torcedor e seu clube de futebol, por exemplo.

Por anos, a relação entre os fãs e clubes e organizações sempre se deu de maneira bastante superficial, havendo, quando muito, um título de associação de um torcedor com seu clube. O fan token surge para aprofundar essas relações, a partir da participação ativa de seu possuidor em decisões relativas aos clubes. 

O que são tokens?

No contexto do mercado cripto, os tokens são “códigos digitais” que guardam e transportam todo tipo de conteúdo e valor digital. As próprias criptomoedas, em alguma medida, são consideradas tokens. Assim, existem quatro tipos principais de tokens: tokens de pagamento, tokens de segurança, NFTs e tokens de utilidade, onde se enquadra o fan token.

Os tokens de pagamento são aqueles que correspondem a valores, e é onde se classificam as criptomoedas, essencialmente. Já os tokens de segurança são usados para valores mobiliários e imobiliários, e por isso devem atender a uma série de normas de regulamentação. NFT é a sigla usada para “non-fungible tokens”, ou tokens não fungíveis. Esses carregam informações insubstituíveis, como o código de uma obra de arte.

Por fim, há os tokens de utilidade. Esses tokens podem ter as mais diversas funções, quase sempre carregando um benefício ou funcionalidade para quem o possuir. É nesse tipo que se enquadra o fan token.

Como os fan tokens funcionam?

O fan token funciona da mesma forma que a maioria dos ativos no universo das criptomoedas: pelo registro na tecnologia blockchain. Sendo assim, o código do fan token é registrado em redes blockchain, o que garante sua segurança e a possibilidade de serem comercializados.

Na prática, a emissão dos fan tokens ocorre a partir da associação dos clubes e empresas de tecnologia, sendo a principal a Socios.com no Brasil. No entanto, gigantes como a Binance, Bitci e Lunes também vem participando do processo. 

Assim, ao possuir o fan token, o torcedor acessa plataformas criptografadas e tem a oportunidade de participar ativamente das decisões de um clube, ou tem acesso exclusivo a espaços digitais e lives, conforme for permitido e determinado pela diretoria do clube.

O que os compradores ganham com os fan tokens?

Os benefícios de se adquirir um fan token podem variar de acordo com o clube ao qual ele for associado. Isso porque as possibilidades giram em torno de decisões que devem ser tomadas, nas quais a opinião do público poderá influenciar positivamente.

Assim, é possível opinar na escolha de um estilo de camisa, das frases escritas no vestiário, participação em lives, entre outras interações que não influenciam diretamente na estrutura do time, mas que são capazes de marcar de forma mais eficiente a presença do torcedor na rotina do clube.

Clubes brasileiros que oferecem fan tokens

Para os clubes, a disponibilização da tecnologia dos fan tokens funciona como uma fonte de renda. Assim, este é antes de tudo mais um produto que alimenta a paixão dos torcedores.

Não é de hoje que os clubes sustentam suas atividades por meio da venda de produtos, como camisetas e bandeiras, ou pela criação de associações que incentivam a união dos torcedores. Assim, é possível dizer que os fan tokens revolucionam essa relação, na medida em que o torcedor passa a se envolver pessoalmente com o clube, e não mais apenas como mero espectador ou consumidor.

Assim, alguns dos principais clubes brasileiros já tem a tecnologia ou estão nas fases finais para sua comercialização. São eles: São Paulo, Santos, Corinthians, Flamengo, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Coritiba, Atlético Mineiro, Vitória, Internacional, entre outros.

É possível ganhar dinheiro com fan tokens?

Em um primeiro momento, o fan token não surge como uma moeda que carrega em si algum valor monetário. No entanto, no mundo das tecnologias digitais, as possibilidades são infinitas.

Considerando que o fan token cria acima de tudo possibilidades para os seus detentores, é possível sim afirmar que isso pode se tornar um ativo em que se ganhe dinheiro.

É possível pensar, por exemplo, em alguém que acumulou tantos fan tokens de um clube que tem quase que o direito exclusivo de decidir sobre a nova camisa do time. Esse direito, por sua vez, também pode se tornar um token do tipo NFT e ser comercializado.

Nessa lógica, comprar fan tokens no início das emissões e adquirir alguns privilégios com o time pode ser uma boa moeda de troca para aqueles que são realmente fanáticos.

Assim, se você tem um time do coração e quer demonstrar sua dedicação e amor a ele, ou se apenas curte as novas tecnologias e enxerga possibilidade de negócios em todas elas, pode ser bastante interessante adquirir o fan token e desbravar as infinitas possibilidades que esses pequenos códigos podem criar.