Times
Mercado

Fundo de Fundos (FOF): vale a pena investir? Saiba como funciona esse tipo de fundo

Um Fundo de Fundos (FOF) é um tipo de fundo de investimento que investe em cotas de outro funto. Saiba como um Fundo de Fundos funciona e se vale a pena investir.

Compartilhar artigo
Data de publicação
15 de março de 2023
Imagem representando Fundos de Fundos, mostrando uma tela de negociação de fundos.

Dentre as modalidades de fundos de investimentos, o fundo de fundos se destaca por aglomerar diversos fundos em apenas uma aplicação. As vantagens incluem a diversificação do capital, a praticidade na análise de resultados e a gestão unificada. A multiplicidade de opções e o avanço do mercado financeiro criaram essa nova modalidade que vem conquistando investidores de um determinado perfil.

O que é um Fundo de Fundos?

Um fundo de fundos é um fundo de investimentos que investe em cotas de outros fundos. Isso porque o que determina a natureza de um fundo é o tipo de ativo que ele alimenta. Um fundo imobiliário, por exemplo, investe em imóveis, um fundo de ações, investe em ações de empresas, e assim por diante.

O fundo de fundos, no entanto, investe apenas em cotas desses fundos, como se fosse um investidor. Dessa forma, ao direcionar seus recursos para um fundo de fundos, o cotista obtém os lucros provenientes de uma gama de outros fundos, na proporção do investimento em cotas que a administração do seu fundo de fundos opta por fazer. A sigla dos fundos de fundos é FOF, e resulta da expressão em inglês “funds of funds”.

Quais os tipos de Fundos de Fundos?

Diante da multiplicidade de fundos de investimentos existentes, há também alguns tipos de FOFs. Em geral, um fundo de fundos investe em múltiplos fundos da mesma natureza.

Nesse sentido, é possível haver fundo de fundos imobiliários, fundo de fundos multimercado e fundo de fundos de ações. Cada um direciona recursos para mais de um fundo de investimento da mesma natureza de uma só vez.

Fundo de Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários (FIIs) destinam os recursos dos investidores para a compra e manutenção de imóveis, de forma que o valor retornado provém das negociações envolvendo esses imóveis, como compra, venda e aluguéis.

Um fundo imobiliário rende mais ou menos a depender da taxa de vacância dos imóveis de seu portfólio e também de algumas condições gerais da economia e política nacionais.

Assim, um FOF de FIIs direciona seus recursos para diversos fundos imobiliários ao mesmo tempo, na proporção das cotas adquiridas de cada um. Dessa forma, os rendimentos variam de acordo com a administração de cada fundo. Em geral, este é um investimento bastante seguro, pois os imóveis são interessantes e os locatários pagadores fiéis.

  • [Seleção “premium” de fundos imobiliários] Veja quais são os 5 FIIs recomendados pelo analista Caio Araujo para buscar ótimos dividendos mensais. Baixe aqui o relatório de cortesia.

Fundo de Fundos Multimercado

O fundo multimercado é uma modalidade de fundo de investimento que agrega diferentes tipos de ativos, como ações, câmbio, renda fixa, entre outros. Por isso, tende a ser uma opção de alto risco que, no entanto, traz também altos rendimentos.

No caso do fundo de fundos multimercado, há uma aglutinação de diversas carteiras para investimentos, selecionadas pelos respectivos gestores. É indicado para aqueles que já possuem alguma experiência no mercado financeiro, diante das possíveis oscilações, falta de liquidez e retorno no longo prazo.

Fundo de Fundos de Ações

Os fundos de ações são uma alternativa segura para se investir na bolsa de valores. Isso porque, um fundo de ações seleciona uma série de ações e o cuidado desses investimentos é feito pelo corretor.

No caso do FOF de ações, é possível investir em uma gama de ações a partir da combinação de fundos de ações pelo FOF. A maior vantagem é a administração pelos gestores dos fundos. Nesse caso, os riscos são intermediários, a liquidez baixa e os rendimentos tendem a ser maiores.

Vantagens dos fundos de fundos

São duas as grandes vantagens de investir em FOFs, e ambas estão associadas à possibilidade de se investir em muitos fundos ao mesmo tempo.

A primeira diz respeito aos riscos. Ao se direcionar um valor a muitos fundos, ao invés de apenas um, há a possibilidade de diluir riscos. Isso porque se um dos fundos tiver resultados ruins, o impacto será menor ou anulado, pois o resultado positivo dos demais ameniza eventuais perdas.

O mesmo acontece com os ganhos. A diversidade de fundos de investimento atingidos a partir do investimento em um FOF multiplica as chances de ganhos. Assim, é possível obter vantagens de vários resultados de uma vez só.

Outra vantagem a se considerar é que a administração dos FOFs tende a ser bastante eficiente. A necessidade de acompanhar o movimento de muitos fundos ao mesmo tempo faz com que a equipe gestora seja em geral bastante capaz e garanta tranquilidade para os investidores.

Desvantagens dos fundos de fundos

A grande desvantagem de investir nos fundos de fundos diz respeito às cobranças. Isso porque, ao investir em um fundo de investimentos, é indispensável o pagamento da taxa de corretagem. Ao investir em um fundo de fundos, paga-se duas vezes essa taxa, uma pelo fundo de fundos e a outra pelos fundos em que se deseja investir. No final isso significa o dobro do pagamento da taxa de corretagem.

Além disso, a multiplicidade de investimentos também pode ter efeito reverso. Da mesma forma que um eventual prejuízo pode ser compensado, eventuais ganhos podem ser sempre minimizados por resultados negativos dos fundos que compõem o investimento entre si. No final, apesar de nunca haver grandes perdas há também uma chance de nunca se ter ganhos exorbitantes investindo em fundos de fundos.

Vale a pena investir em fundos de fundos?

Os FOFs são uma modalidade de fundo de investimento que abrem um leque imenso de possibilidades, e por isso podem ser uma boa oportunidade para quem busca diversificação, mas ainda está começando a investir e não tem tanto conhecimento ainda. A partir dos resultados do fundo de fundos, é possível analisar com mais clareza os rendimentos possíveis de se obter em cada fundo.

Os riscos também diminuem diante da multiplicidade de investimentos. Investindo em fundos de fundos, é possível obter resultados bastante positivos sem despender muitos recursos ou muita energia analisando possibilidades.

Procurar uma boa corretora de valores e analisar a equipe de gestão do fundo de fundos são medidas importantes para garantir o retorno dos seus investimentos com responsabilidade.

LEIA MAIS: Acesse gratuitamente o relatório com 5 FIIs recomendados pelo analista Caio Araujo, da Empiricus Research.