Absurdo atrás de absurdo

Como um investidor de longo prazo tanto do mercado tradicional quanto do mercado cripto é normal viver um sentimento dúbio com relação a oscilações de […]

Como um investidor de longo prazo tanto do mercado tradicional quanto do mercado cripto é normal viver um sentimento dúbio com relação a oscilações de ambos os mercados.

Quedas de 5 por cento no Ibovespa me fazem ficar preocupado e curioso para entender o que aconteceu.

Por outro lado, quando o mercado cripto perde 15 por cento de market cap, considero isso apenas uma segunda-feira normal, apesar de um pouco chuvosa.

É como viver em meio a absurdo atrás de absurdo e não se espantar com nada.

Como brasileiro você também já deve ter perdido a capacidade de se impressionar com o que acontece por estas terras.

Mas os disparates relacionados às criptomoedas vão além desses que acabei de mencionar.

O investidor americano Tim Draper, por exemplo, está convicto de que o bitcoin poderá chegar a valer 250 mil dólares em um futuro próximo.

Absurdo?

Pois bem, em 2014 esse mesmo Draper foi a público falar que até 2018 o bitcoin chegaria à marca de 10 mil dólares. No momento da entrevista, o bitcoin valia algo em torno de 600 dólares.

Ele errou simplesmente porque não disse algo ainda mais absurdo, pois já em 2017 o bitcoin alcançaria a marca dos 20 mil dólares.

E da mesma forma que você pode achar essa previsão de 250 mil dólares por unidade do bitcoin absurda, a repórter que entrevistou Draper em 2014 e o mundo acharam também.

Mas, como afirmei aqui, parece que os absurdos nesse mercado são a mais absoluta normalidade.

Quando você acharia que os fundos patrimoniais das principais universidades norte-americanas estariam investindo nesse mercado?

Absurdo.

Alguns anos atrás você apostaria que a Fidelity, uma das maiores empresas do mundo dos investimentos, com mais de 7 trilhões de dólares sob gestão, criaria uma divisão inteira de ativos digitais?

Absurdo.

Google, Facebook, Amazon, Samsung e Apple seriam capazes de fazer movimentos em favor desse mercado?

Outro absurdo.

Pois é, eu não culpo ninguém que achasse isso um disparate alguns anos atrás, mas a partir de agora você já deveria ter se acostumado com esses absurdos.

Bitcoin a 250 mil dólares é um absurdo, mas, por essas terras de cripto, esse é o normal.

Abraços,

André Franco

Inscreva-se em nossa newsletter