A próxima quebra de paradigma
“Com certeza você se lembra, ou ao menos ouviu falar, do início da popularização da internet […]”.

Com certeza você se lembra, ou ao menos ouviu falar, do início da popularização da internet.
Nos primórdios, o acesso era limitado, caro, e o design da rede era pouco atrativo. Lembra da tela azul e dos pixels limitados?
Felizmente, a internet evoluiu muito nas últimas décadas. Mas será que chegamos num ponto de saturação?
Os movimentos recentes nos dizem que não.
Como a internet vai (r)evoluir?
Há quem pense que grandes revoluções têm datas de início marcadas, mas não é o que a história nos ensina.
Voltemos no tempo.
Em 1996, quando Larry Page e Sergey Brin fundaram BackRub (que posteriormente se tornaria o Google) em um dormitório de Stanford, não havia qualquer consenso de que aquela invenção mudaria o mundo para sempre.
Os fundadores até poderiam nutrir uma grande esperança de querer mudar o mundo, mas, quando falavam disso em voz alta com seus colegas, soavam malucos.
Não culpo os tais colegas que não acreditavam tanto assim no potencial do projeto.
Quem à época imaginaria que um mecanismo de pesquisa causaria tamanho efeito na sociedade?
Bom, o consenso estava errado e hoje a empresa do dormitório negocia a USD 1,5 trilhão em valor de mercado.
O momento atual traz uma analogia parecida: podemos não ter a noção prospectiva das transformações que estamos vivendo, mas uma pequena ideia pode se tornar a quebra de paradigma entre o ultrapassado e o novo.
Quando falamos da internet, o “novo” remete ao conceito de Web 3.0, que remete a uma internet descentralizada, mais versátil e mais acessível.
Uma internet descentralizada significa deixar de segregar os serviços e torná-los compartilhados, integrados e disponíveis ao maior número de usuários possível.
Não existe data marcada para que a Web 3.0 se torne realidade. Porém, assim como o primeiro grande marco da internet foi o estopim para a fundação das Big Techs, uma nova disrupção também abre portas para novos negócios, profissões e formas de ganhar dinheiro.
E quem já começa a caminhar nessa direção, desde já, tende a ganhar mais.
O ponto de partida para a Web 3.0
Meu intuito hoje é ampliar sua visão sobre como as oportunidades que estão por vir podem impactar na sua carreira e nos seus investimentos.
Penso na Web 3.0 como a próxima brecha na história para negócios lucrativos nascerem ou se reinventarem. Dada essa importância esperada, vamos compartilhar aqui algumas dicas para formar profissionais nesse novo mercado, que oferece melhores vagas e melhores salários a cada dia.
Seguiremos a metodologia que comentei na semana anterior.
70% do tempo dedicado a explorar, errar, e pesquisar muito a respeito. Nós podemos ajudá-lo nisso com uma metodologia colaborativa e mão na massa.
20% do tempo usando os grandes exemplos da história como fontes de aprendizado; exemplo: como Jeff Bezos transformou uma ideia simples (vender livros pela internet) na Amazon?
10% do tempo bebendo de uma curadoria de conteúdo assertiva e de qualidade, que oferece o embasamento teórico necessário à prática.
Se você deseja saber mais detalhes, acesse este caminho.
Um abraço.