Times
Chama o Max

Passo a passo: Balanços Patrimoniais

A temporada de resultados das companhias está acabando e surgiram muitas dúvidas com relação às nomenclaturas que compões os BALANÇOS PATRIMONIAIS.

Compartilhar artigo
Autor
Data de publicação
14 de dezembro de 2020
Categoria
Chama o Max

E é por isso que o Chama o Max de hoje te explica tudo sobre balanços, em cinco minutos.

O que é um Balanço Patrimonial? Nada mais é do que um relatório contábil onde você encontra a situação patrimonial e financeira de uma companhia em um determinado período. Costumamos dizer que é a foto da empresa.

Para começar sua análise, é importante ressaltar que sempre o saldo total do ativo deve ser igual ao passivo. 

E quais são as contas importantes do ativo? Caixa, estoques, contas a receber (pagamento dos clientes), imobilizado (são os móveis da companhia, fábricas, veículos e máquinas) e o diferido (conta contábil onde é colocado todas as marcas e patentes). A soma de todos os pontos resultam no ativo total da empresa.

Já o passivo é composto por: contas a pagar, dívida de curto prazo, dívidas de longo prazo (acima de 12 meses) e patrimônio líquido (capital social e lucros acumulados). Mais uma vez, o total da soma de todos os pontos resulta do passivo total da companhia.

Um ponto a ressaltar: a ordem dessas contas segue a liquidez, ou seja, tudo que é de curto prazo, é mais líquido e entra mais acima na lista. O que é menos líquido vai mais abaixo.

E como entender como a empresa está indo? Nesse momento entram os indicadores financeiros recorrentes de um balanço. No vídeo vamos destacar três:

  1. Liquidez corrente: se uma companhia é capaz de pagar seus compromissos no curto prazo, tendo ativos suficientes para pagar os passivos correspondentes. A conta a se fazer para chegar nesse resultado é Ativo Circulante/Passivo Circulante. Costuma-se dizer que uma liquidez recorrente acima de 1,5 é um bom resultado e que a companhia tem liquidez de sobra para cumprir com os seus compromissos.
  2. Dívida líquida/ PL: alavancagem financeira da companhia, se ela está muito endividada com relação ao seu patrimônio. Como checar? Somando a dívida de curto prazo com a de longo prazo, subtraindo o que tem caixa e dividindo pelo patrimônio líquido. Se esse resultado for menor que 50%, a situação da empresa está tranquila.
  3. Preço/Valor patrimonial: o valor patrimonial é o patrimônio líquido da companhia e o preço é o valor de mercado, ou seja, por quanto essa empresa está sendo negociada na Bolsa. Quando o valor de mercado é abaixo do seu patrimônio significa que as ações estão baratas.

Por fim, conta pra gente aqui nos comentários se você consegue fazer a sua análise dos balanços patrimoniais, entrando nos press releases das companhias!

? Baixe já o app da Empiricus: http://emprc.us/gbqRcb

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Instagram: http://instagram.com/empiricus 
Facebook: http://www.facebook.com/empiricus
Twitter: http://twitter.com/empiricus
Telegram: https://t.me/empiricustelegram

Não esqueça de ? se inscrever no nosso canal e ativar o ? sininho de notificações para não perder nenhuma novidade.

Sobre o autor