Empiricus Play

Fundos Imobiliários (FIIs): Caio Araújo, que comanda a série da Empiricus Renda Imobiliária analisa se vale a pena continuar com eles na sua carteira – Confira aqui

Os rendimentos dos fundos imobiliários já estavam depreciados pela pandemia. Após as propostas da nova reforma tributária, eles sofreram novas quedas. Mas seria esse o momento de largar eles de mão? Ou na verdade o momento de entrada perfeito?

Compartilhar artigo
Data de publicação
3 de setembro de 2021
Categoria
Empiricus Play

Quem já investe ou está acompanhando as notícias sobre o mundo dos fundos de investimentos imobiliários (FIIs) já sabe que este foi um ano repleto de desafios para estes que costumam distribuir rendimentos (aluguéis). No vídeo de hoje, Caio Araujo, especialista em FIIs da Empiricus, fala sobre o que esperar daqui pra frente. 

O desempenho dos FIIs este ano realmente caiu bastante. O IFIX  recua 5% este ano. Outro ponto importante, é o desempenho dos Fundos de tijolo (escritórios, shoppings e etc), que apresentaram uma queda considerável em relação aos fundos de papel (crédito imobiliário). 

São vários motivos para essa desvalorização no setor. O primeiro deles é que a proposta inicial de reforma tributária sobre esse segmento influenciou o preço dos ativos. A possibilidade de tributação em cima dos dividendos entregues por FIIs, que acabou não passando na votação na Câmara. Mas é preciso aguardar toda a tramitação.

Outros pontos são os impactos da pandemia e a taxa Selic que aumentou. 

Mas felizmente, o cenário é positivo para o futuro. A expectativa é de que após a pandemia, os Fundos Imobiliários sejam corrigidos pela inflação, uma vez que são atrelados ao IPCA. 

Outro ponto importante, são as novas estratégias adotadas pelo mercado, afinal, desde o início do ano surgiram novas ideias de fundos  e isso é animador. Por último, com a correção do IFIX, o mercado para quem quer uma renda extra se torna muito atrativo.

Gostou do conteúdo? Convido você a baixar o SuperApp da Empiricus e acessar matérias, cursos e outros conteúdos gratuitos disponíveis na plataforma.

Download para IOS

Download para Android