Empiricus Play

Pensando em investir na bolsa? Especialista indica 5 ações que pagam bons dividendos

Investidor pode diversificar carteira entre empresas que pagam os maiores proventos e que tem consolidado histórico como boas pagadoras no mercado

Compartilhar artigo
Data de publicação
7 de janeiro de 2022
Categoria
Empiricus Play

Quando se pensa em ações, entre as muitas variáveis que os investidores costumam colocar na ponta do lápis, estão os dividendos. Muitos têm foco estratégico no recebimento desses proventos, na renda, ou seja, naquele dinheiro pingando na conta periodicamente.

Ao investir em papéis, o acionista tem direito aos proventos (parte do lucro das empresas). Pela lei das S/As as empresas devem distribuir na forma de dividendos, no mínimo, 25% do lucro líquido ajustado. 

Mas como pontuado por Matheus Spiess, analista e integrante da série Palavra do Estrategista da Empiricus, ao focar nos dividendos de uma companhia de capital aberto, é preciso ter em mente o nível de consistência e seguridade que uma empresa tem para dividir os lucros entre os sócios.

Assim, no vídeo, ele lista as ações de 5 empresas para buscar dividendos este ano, criteriosamente selecionadas pela equipe de analistas da casa de research.

São companhias que têm histórico de resultados robustos, boa geração de caixa e capacidade de controlar custos. 

5 TOP picks 5 da Empiricus – melhores empresas para se buscar o pagamento de dividendos em 2022:

BB Seguridade (BBSE3): 9,42% (dividend yield) 

Hypera (HYPE3): 4,39%

EDP Brasil (ENBR3): 7,69%

Alupar (ALUP11): 7,21% 

Vale (VALE3): 18,77%

Como você observou, são projetados excelentes dividend yield para o ano, isto é, rendimentos dos dividendos – que é a relação entre os proventos e os preços dos papéis.

A principal preocupação do especialista da carteira Palavra do Estrategista é dar a você, opções consistentes para o enfrentamento do ano de 2022. Uma vez que, como pontuado no vídeo, será um ano de inflação alta, na casa dos dois dígitos ao ano, e desaceleração econômica.

Portanto, alocar seus recursos em ações que figuram em setores estratégicos e buscar informações sobre o nível de consistência  de uma companhia no mercado, é unir inteligência financeira e proteção ao seu patrimônio.