Times
Investimentos

WHG Real Estate (WHGR11): o que fazer em relação à carta consulta?

O FII convocou seus cotistas para uma assembleia geral extraordinária (AGE); confira sugestão da Empiricus Research

Compartilhar artigo
Data de publicação
19 de setembro de 2023
Categoria
Investimentos
WHGR11
Imagem: Freepik

Nos últimos dias, o WHG Real Estate (WHGR11) convocou os seus cotistas para uma assembleia geral extraordinária (AGE), com o objetivo de deliberar sobre as suas políticas de aquisição de ativos (cotas de outros fundos e CRIs) com potencial conflito de interesses, desde que observados os critérios que resumimos abaixo:

(i) Em caso de aquisição via oferta pública, a emissão deve ser regulada pela Resolução CVM 160, ou resolução que eventualmente a substitua. Além disso, a participação do WHGR11 está limitada a até 50% do volume da oferta e até 50% do seu patrimônio líquido (80% caso seja uma oferta de CRI);

(ii) Caso a oferta seja de um CRI, além dos critérios apresentados no item (i), o fundo não pode participar de emissões a qual o gestor, administrador ou pessoas a eles ligadas detenham participação societária superior a 15% da companhia securitizadora e o CRI possua vencimento inferior a 1 ano;

(iii) Para negociações no mercado secundário, além dos critérios apresentados nos itens (i) e (ii), a transação deve ser feita exclusivamente em mercado de bolsa ou balcão organizado e pelo valor de mercado de tais ativos.

Como a administradora do fundo é a XP, que possui bastante relevância na indústria de FIIs, acreditamos que a aprovação da pauta da assembleia seja positiva para o fundo para ampliar o seu pipeline.

Ademais, entendemos que os critérios apresentados são ideais para a mitigação de eventuais conflitos de interesses. O limite de alocação de até 80% do PL do fundo em CRIs parece alto em um primeiro momento, mas devemos levar em consideração que se trata do principal segmento do portfólio do WHGR11 atualmente e, como mencionado no parágrafo anterior, a administradora do fundo (XP) está presente em boa parte do mercado de FIIs.

Deste modo, sugerimos a aprovação da pauta presente na carta consulta por meio da plataforma de voto eletrônico Cuore, que poderá ser acessada utilizando um link encaminhado pela administradora ao e-mail que consta no cadastro do cotista. O voto deverá ser proferido até as 23h59 do dia 20 de setembro.

O resultado da assembleia será apurado e divulgado até o dia 22 de setembro.

Além do WHGR11, recomendamos outros 5 FIIs para investir agora. Acesse aqui o relatório gratuito.