Times
Empresas

Insolvência: entenda o que é, como funciona e qual a diferença dessa condição para falência

A insolvência empresarial ocorre quando uma organização não consegue cumprir suas obrigações no dia do vencimento. Entenda o que é a insolvência.

Compartilhar artigo
Data de publicação
1 de fevereiro de 2024
Imagem representando a insolvência empresarial, que ocorre quando uma organização não consegue cumprir suas obrigações no dia do vencimento.
Insolvência

Existem muitas situações pelas quais as empresas passam que podem levá-las a situações difíceis, como no caso da insolvência.

Dessa forma, quando acontece a insolvência empresarial, a organização precisa tomar algumas decisões, como a reorganização de dívidas ou até mesmo o pedido de falência.

O que é insolvência?

Ao contrário da solvência, a insolvência é uma condição em que uma empresa não consegue cumprir suas obrigações financeiras quando elas vencem.

Isso ocorre quando os passivos excedem os ativos no balanço patrimonial ou quando a organização não possui liquidez suficiente para pagar seu endividamento.

Uma companhia insolvente enfrenta dificuldades em obter crédito, pagar fornecedores e atender a outras obrigações financeiras, como salários e impostos.

Vale destacar que esse processo pode ser temporário ou persistente, dependendo da capacidade do negócio de reverter sua situação financeira.

Em alguns casos, esse é o resultado de má gestão, desafios macroeconômicos, mudanças no mercado ou eventos inesperados que afetam negativamente o fluxo de caixa e os lucros. 

Organizações que passam por essa situação podem buscar reestruturação, renegociação de dívidas ou, em casos extremos, declarar falência.

Insolvência x falência

Ainda que sejam termos parecidos, há uma diferença entre eles. A insolvência empresarial é declarada quando uma organização não possui ativos suficientes para cobrir os seus passivos.

Em outras palavras, uma companhia não tem recursos suficientes, seja em capital de giro, estoque ou contas a receber para honrar com os seus compromissos.

Já a falência é o processo no qual é reconhecido que as dívidas não podem ser pagas, e então é feito um pedido judicial para que a empresa encerre as suas atividades.

Em suma, a falência é dividida em 3 fases: declaratória, que é quando é realizada a petição inicial, até a declaração da falência, a realização de ativos que é o processo de levantamento dos bens do falido e pagamento das dívidas.

E por fim, a última fase consiste no encerramento, ou seja, fase de prestação de contas da falência e a habilitação do falido.

Como é declarada a insolvência?

Essa é uma situação de inadimplência crônica tanto de pessoas físicas quanto de entidades com natureza de sociedade civil, como empresas, cooperativas e fundações.

Sendo assim, a insolvência pode ser requerida tanto pelo credor quanto pelo devedor. Para tal, é necessário que a dívida esteja lastreada em um título executivo.

É importante notar que não é preciso que o devedor possua bens para declará-la, pois o objetivo final é permitir a reabilitação civil do devedor. A jurisprudência brasileira entende que esse processo não necessita da existência de múltiplos credores​​.

A sua declaração requer ação judicial específica, com a necessidade de assistência de um advogado. Se a ação for proposta pelo credor, este deve apresentar o pedido com o título executivo correspondente.

Caso haja execução judicial em andamento, o credor deve desistir dessas ações antes de pedir a abertura desse processo. Já no caso de autoinsolvência (proposta pelo devedor), este deve listar todos os credores, seus endereços e os valores devidos.

O que leva uma organização à insolvência?

Existem muitos fatores que podem levar uma organização à insolvência, como a má administração, uma crise financeira no país, um novo produto que colocou em xeque o que era comercializado pela organização, etc.

Além disso, podem ocorrer fatores microeconômicos, como um aumento repentino nos custos com fornecedores, comprometendo o fluxo de caixa da companhia, ou até mesmo processos judiciais custosos.

Todavia, a má gestão e a falta de inovação são os mais comuns. Um exemplo clássico, são as redes de locadoras que não se atentaram à tecnologia e certamente passaram por esse processo até a falência.

Vale destacar que dentro desse processo pode-se criar um plano de reestruturação ou, se não existir nenhuma viabilidade econômica, é possível proceder com a liquidação da companhia.

Quais as consequências da insolvência?

Uma empresa insolvente enfrenta dificuldades para obter crédito, pois os credores veem-na como um risco maior. Além disso, o processo pode prejudicar a reputação da companhia junto a clientes, fornecedores e investidores.

Em paralelo, a insolvência pode levar a processos legais, como ações de cobrança e, potencialmente, procedimentos de falência. Isso implica custos legais e administrativos adicionais, além de um processo de reestruturação ou liquidação sob supervisão judicial.

Por fim, esse processo pode resultar em atrasos salariais, demissões ou até mesmo no fechamento da empresa, afetando diretamente os funcionários e interrompendo ou encerrando as operações comerciais, impactando clientes e fornecedores.

Portanto, é um processo que nenhuma organização está livre de passar, mas que pode ser evitado com boa administração e atenção às mudanças econômicas.

Foi possível entender o que é a insolvência? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

O que é o estado de insolvência?

O estado de insolvência é a condição financeira de uma entidade (pessoa física ou jurídica) que não consegue pagar suas dívidas no vencimento. Isso ocorre quando os passivos excedem seus ativos ou quando ela não tem liquidez suficiente para atender suas obrigações financeiras.

Quando ocorre a insolvência?

A insolvência ocorre quando uma organização ou pessoa não pode pagar suas dívidas conforme vencem, ou quando o total de suas dívidas ultrapassa o valor de seus ativos.

O que acontece quando o devedor é insolvente?

Quando um devedor é insolvente, ele enfrenta dificuldades em obter novos créditos e pode ser submetido a processos legais por parte dos credores. A insolvência pode levar a uma reestruturação de dívidas, negociação com credores, ou em casos extremos, a declaração de falência.

O que é uma insolvência empresarial?

Insolvência empresarial é a situação em que uma empresa não consegue cumprir suas obrigações financeiras. Isso inclui incapacidade de pagar dívidas, salários, fornecedores ou impostos, devido à falta de liquidez ou porque seus passivos superam os ativos.

Como se declarar insolvente?

Para se declarar insolvente é necessário iniciar um processo legal com a assistência de um advogado. Pode ser requerida tanto pelo credor quanto pelo devedor. Envolve apresentar um pedido judicial, acompanhado de títulos executivos que comprovem a dívida e os ativos do devedor, e seguir os procedimentos legais estabelecidos para tal declaração.