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Novo Mercado: o que é e quais empresas fazem parte desse segmento da B3?

O Novo Mercado engloba as companhias de melhor governança corporativa da B3. Saiba melhor quem faz parte e quais são os critérios para entrar no Novo Mercado.

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Data de publicação
16 de fevereiro de 2023
Imagem representando o Novo Mercado, mostrando investidores observando cotações e gráficos.

Você já ouviu falar do Novo Mercado? Apesar de passar a impressão de uma grande novidade, o conceito já existe há algumas décadas e tem como objetivo abarcar um determinado tipo de empresa que se destaca por algumas características.

Então, quando estamos procurando por boas oportunidades de investimento, as companhias do Novo Mercado precisam ser seriamente consideradas, pois costumam apresentar um nível de segurança e confiabilidade que são sempre procurados pelos investidores.

O que é o Novo Mercado?

O Novo Mercado da B3 é o nível mais alto de governança corporativa do mercado de capitais brasileiro.

Fruto de uma iniciativa da B3, a bolsa brasileira, o Novo Mercado é um segmento que agrega as melhores empresas da bolsa segundo os critérios de transparência, desempenho financeiro e maior proteção aos acionistas e investidores.

A B3 criou padrões atualizados de governança corporativa que devem ser cumpridos pelas empresas que desejam listar seus títulos na modalidade, que é a forma mais segura de investir em empresas de capital aberto.

O conceito possui regras mais estritas que os outros vencimentos existentes. Além disso, garante maior visibilidade aos acionistas minoritários.

O Novo Mercado exige que as empresas realizem votações que contemplem o tema de governança, da remuneração dos executivos, entre outros, compondo assim uma plataforma segura para os investidores.

Como funciona o Novo Mercado?

O Novo Mercado funciona por meio da reunião de empresas com um alto nível de governança corporativa, garantindo mais segurança e confiança para o investidor.

Geralmente, as empresas que se enquadram nesse mercado são grandes, sólidas e não estão envolvidas em escândalos de corrupção e coisas do tipo.

Além disso, essas companhias se comprometem a seguir uma série de regras para demonstrar sua transparência, como a publicação de documentos e relatórios periódicos e a prestação de contas de forma clara.

Essas empresas compõem o maior nível de governança corporativa dentro da B3, por isso conquistam um grande respeito e são procuradas por investidores mais inexperientes e também por aqueles que já atuam no mercado a um tempo considerável.

O que é governança corporativa?

Governança corporativa é um conjunto de regras, princípios e práticas que ditam como uma empresa é administrada.

Ela busca um equilíbrio entre os interesses dos gestores, acionistas, próprios trabalhadores e da sociedade, reforçando os princípios de responsabilidade social e cidadania corporativa.

A governança corporativa serve para garantir transparência e responsabilidade no uso dos recursos da empresa para alcançar seus objetivos a longo prazo.

Esse conceito é muito importante para entendermos o que é esperado das empresas presentes no Novo Mercado.

Como criar uma boa governança corporativa?

Para criar uma governança corporativa, a empresa deve primeiro definir suas perspectivas, estratégicas e diretrizes para alcançá-las.

Em seguida, a empresa deve desenvolver um sistema para lidar com problemas específicos e que asseguram que a estratégia organizacional é seguida.

O sistema deve incluir processos eficazes de tomada de decisão, além de procedimentos estabelecidos de codificação de controle e auditoria. Além disso, a empresa deve estabelecer regras ou padrões, políticas e diretrizes que serão observados e aplicados para garantir a governança.

Também é importante criar mecanismos eficazes de monitoramento dos processos empresariais, para garantir que as diretrizes da governança estão sendo seguidas.

Qual a importância da governança corporativa?

A governança corporativa é importante porque orienta a tomada de decisão dentro de uma organização.

Ela serve como um sistema de regras que orientam e moldam relacionamentos entre acionistas, diretores, funcionários, clientes e outros interessados.

Os princípios de governança estabelecem padrões de conduta, responsabilidades, alinhamento e transparência da empresa para criar um ambiente confiável para todos os envolvidos.

Essas boas práticas de governança ajudam a assegurar que os diretores administram a organização de acordo com os interesses dos acionistas, reduzindo assim os riscos de uso indevido dos recursos da empresa.

Além disso, a governança corporativa tem o objetivo de promover uma maior responsabilização por parte dos gestores, com a responsabilidade de cumprir os padrões estabelecidos de conduta.

Por meio disso, é possível prevenir a realização de práticas corruptas e outros tipos de abuso de poder. Ela também ajuda a manter um quadro geral de sanidade financeira, riscos sistêmicos reduzidos, acompanhamento regulamentar adequado e maior transparência nos relatórios financeiros.

Quais são suas principais características?

As empresas enquadradas nesse mercado devem possuir algumas características importantes, como:

Política de Tag Along

A Política de Tag Along possibilita que os acionistas vendam suas ações pelo mesmo preço de compra, caso os diretores da empresa decidam por sua própria aquisição.

Por exemplo, suponha que uma empresa com ações negociadas publicamente recebe uma oferta de aquisição de outra empresa. Se os diretores da empresa decidirem comprar suas próprias ações em vez de aceitar a oferta, os acionistas têm o direito de participar dessa aquisição, vendendo suas ações ao mesmo preço de compra negociado pelos diretores.

Esta cláusula é chamada de Tag Along na legislação brasileira.

Free Float

Esse conceito se relaciona com os papéis de uma companhia que estão em circulação.

A determinação é de que pelo menos 25% das ações sejam mantidas. Mas, se o volume diário de negociações for alto, atingindo pelo menos 25 milhões de reais, esse percentual pode ser alterado para 15%.

Conselho de administração

O Novo Mercado exige que o conselho de administração de uma empresa tenha membros independentes, que não sofram pressões e interferências, sejam internas ou externas.

Isso é muito importante para garantir uma maior transparência da companhia para com seus acionistas e todos os interessados de forma geral.

Compliance

O compliance está associado à adoção de auditorias internas como medida de transparência.

Assim, é possível colocar a empresa em conformidade com todas as legislações e com os próprios regulamentos internos.

Além disso, haverá uma maior clareza das informações passadas aos acionistas, pois haverá dados atualizados referentes à situação financeira, administração, patrimônio e sociedades.

Medidas de transparência

A diretoria e o conselho administrativo dessas empresas devem sempre prover informações claras para os acionistas, a fim de melhorar a imagem da companhia.

Pois, imagine que você está disposto a investir em ações desse tipo de mercado. Com certeza, será mais fácil optar por uma empresa em que tudo parece estar sendo feito às claras e não há suspeitas de que alguma informação importante esteja oculta.

Auditoria interna

É importante que as auditorias internas divulguem seus resultados de forma simultânea. Nesse procedimento, estão enquadrados diversos relatórios, referentes a negociações, valores mobiliários e emissões da empresa.

Ofertas pública de aquisição de ações

Por fim, uma empresa que deseja fazer parte do novo mercado precisa adotar a Oferta pública de aquisição de ações. Para que isso seja aprovado, é necessário que pelo menos 1 terço dos acionistas concordem.

Assim, as ações podem ser disponibilizadas, desde que por um valor justo. Da mesma forma, para sair desse mercado, a companhia deve contar com a concordância de pelo menos 1 terço dos acionistas.

Como é a governança no Novo Mercado?

A Governança no novo mercado B3 está dividida em vários níveis

Nível 1: Esta é a governança estrutural da B3, o que inclui o seu estatuto, a sua estrutura de governança corporativa, as regras e procedimentos que ela segue.

Nível 2: Esta é a governança operacional, a qual inclui os modelos de negócios, processos e regras para a manutenção dos mercados em funcionamento. Aqui também estão incluídas as diretrizes internas para a gestão de produtos, inserção e execução de ordens, além das regras de cada ativo transacionável.

Nível 3: Esta é a governança de supervisão, que engloba os procedimentos gerenciais da B3 voltados para a identificação e controle de riscos, a supervisão de processos e os programas de qualidade.

Nível 4: Esta é a governança de compliance, que implica o cumprimento de ações de prevenção e monitoramento de riscos, tais como as leis e regulamentações aplicáveis, bem como o monitoramento da conduta dos agentes.

Por que é interessante investir em empresas do Novo Mercado?

Essas companhias trazem algumas vantagens que as empresas comuns não têm, como por exemplo:

  1. Abrangência: Empresas que atuam no Novo Mercado são monitoradas constantemente pela B3, o que facilita o acompanhamento diário das cotações;
  2. Liquidez: Investir em empresas abertas ao público nesse mercado permite o resgate de seus recursos em curto prazo, geralmente com poucos dias de operação, além de ter mais facilidades para a venda;
  3. Governança Corporativa: O foco no nível de governança das empresas é 95%, estando elas livre e acessível para transparência;
  4. Reporte financeiro: O nível de informações sobre as empresas é maior que nos demais lados da B3;
  5. Acompanhamento: Esse mercado exige que as empresas cumpram diretrizes e práticas individuais que visam às boas práticas, e tudo sempre pode ser acompanhado de forma clara.

Como investir em empresas do Novo Mercado?

Para investir em empresas do Novo Mercado B3, você deve abrir uma conta em uma corretora de valores. Depois disso, é só realizar uma ordem de compra de ações da empresa desejada. É importante ter conhecimento sobre o risco envolvido, bem como informações sobre a empresa antes de investir.