Stephen Schwarzman é um empreendedor, investidor e filantropo bilionário norte-americano. Nasceu em 1947, na Pensilvânia (Filadélfia, EUA) e graduou-se em Yale, uma das universidades de maior prestígio do país, além de ter concluído um MBA na Harvard University School.
Quando Stephen Schwarzman estava na adolescência, seu pai tinha uma loja de produtos de casa, mesa e banho. A loja ia bem e ele resolveu sugerir ao pai que eles abrissem filiais para escalar o negócio. O pai, já satisfeito com sua vida e sua situação financeira, rejeitou a ideia. Mas esse espírito empreendedor e visionário nunca abandonou Schwarzman. Não à toa, ele fundou uma das firmas de private equity mais bem-sucedidas do mundo: a Blackstone. Em seu novo livro, “Como chegar lá”, o empresário conta sua trajetória completa e dá dicas essenciais para quem busca pela excelência.
Como ninguém se torna dono de uma das firmas de private equity mais bem-sucedidas do mundo à toa, em “Como chegar lá”, Stephen Schwarzman, fundador da Blackstone, narra sua trajetória como empreendedor e traça os caminhos que acredita serem os melhores para se atingir níveis de excelência tanto profissionalmente quanto como investidor. Além disso, compartilha quais hábitos (e percalços), no longo prazo, o levaram a conquistar o que tem hoje.
As lições do fundador da Blackstone para quem quer ter sucesso na vida e nas finanças
Os capítulos do livro são divididos segundo os ensinamentos que eles proporcionam e para ajudar os leitores nesta jornada em busca pelo êxito, Stephen Schwarzman condensou suas 25 principais lições ao final da obra. Abaixo, você confere um “spoiler” de três delas:
- Busque conhecimento sempre
“Os melhores executivos se fazem, não nascem feitos. Eles nunca param de aprender. Estude as pessoas e as organizações em sua vida que tiveram enorme sucesso. Eles oferecem um curso gratuito do mundo real para te ajudar a melhorar”, comenta Schwarzman
- Acesse informações relevantes em diversas fontes
“Informação é o recurso mais importante nos negócios. Quanto mais você sabe, mais perspectivas você tem, e mais propenso você está a enxergar padrões e anomalias antes dos seus competidores. Então sempre esteja aberto a novos inputs, quer sejam pessoas, experiências ou conhecimento”, destaca o autor
- Aprenda com os erros e tome melhores decisões
“O fracasso é o melhor professor em uma organização. Fale abertamente e objetivamente sobre os fracassos. Analise o que deu errado. Você vai aprender novas regras sobre tomada de decisões e comportamento organizacional. Se avaliados bem, os erros têm o potencial de mudar o curso de qualquer organização e torná-la mais bem-sucedida no futuro”, diz.