Times

O podcast com mais de 600 milhões de downloads que superou o New York Times e o que ele pode te oferecer de insights

Imagine trabalhar 4 horas por semana. Parece uma ideia, no mínimo, inusitada. Principalmente no Brasil, onde o usual é trabalhar 10 vezes mais que isso. Mas essa foi a ideia proposta por Tim Ferriss no seu livro “Trabalhe 4 horas por semana”.  Lançado em 2007, o livro já tem três edições e fala sobre como […]

Compartilhar artigo
Data de publicação
2 de junho de 2021
Categoria

Imagine trabalhar 4 horas por semana. Parece uma ideia, no mínimo, inusitada. Principalmente no Brasil, onde o usual é trabalhar 10 vezes mais que isso. Mas essa foi a ideia proposta por Tim Ferriss no seu livro “Trabalhe 4 horas por semana”

Lançado em 2007, o livro já tem três edições e fala sobre como adotar um novo lifestyle que te permite viajar e “aproveitar a vida” ao mesmo tempo em que te mantém financeiramente estável. Parece uma utopia. Mas o livro já está em sua terceira edição e continua vendendo bastante.

Em resumo, o autor “passou mais de cinco anos aprendendo os segredos dos novos ricos, uma subcultura em franco crescimento que abandonou o ‘plano de adiar a vida’ (escravo-poupador-aposentado) e passou a dominar as novas moedas de troca tempo e mobilidade para criar estilos de vida luxuosos no aqui e agora.”

Mas Tim Ferriss não se contentou com o sucesso de seu livro. O autor se tornou um produtor de conteúdo multimídia, com mais de um milhão de seguidores no Instagram, uma newsletter, um blog que resiste mesmo em tempos de decadências dos blogs e também um podcast, que é o seu grande trunfo. 

O “The Tim Ferriss Show” foi a dica cultural da Bia Nantes, no episódio #47 do podcast Puro Malte, programa produzido pela Empiricus que fala de finanças (e outras coisas da vida) de forma descontraída. E a Bia não é a única ouvinte que se encantou pelo podcast de Tim Ferriss: a produção acumula um número surpreendente de mais de 600 milhões de downloads nas plataformas online. 

Os episódios do Show seguem um formato de entrevistas. Entre os entrevistados, estão celebridades A-list, como Arnold Schwarzenegger e Hugh Jackman; atletas consagrados, como Michael Phelps e LeBron James; e empreendedores e outras “pessoas anônimas” que estão fazendo a diferença em seus nichos de mercado. 

Ferriss conversa com todas estas pessoas de áreas diferentes para extrair táticas, ferramentas e rotinas que podem ajudar os ouvintes no seu dia a dia. Isso vai desde livros favoritos, rotinas matinais, hábitos de exercício e dicas de gerenciamento de tempo. Ao todo, o podcast já soma mais de 500 entrevistas.

Com uma média de 1h30 de duração, as conversas dão insights interessantes e fidelizam os ouvintes de tal forma que o The Tim Ferriss Show tem se tornado uma ótima plataforma para anunciar marcas. Um livro cujo autor tinha sido entrevistado por Ferriss foi parar no topo da lista dos bestsellers do New York Times. Uma marca de roupas masculinas conseguiu mais vendas com uma inserção publicitária no podcast do que com anúncios no NYT e na revista Esquire. Um filme conseguiu ótimos resultados no lançamento por causa da entrevista com um dos atores. É este o impacto do Tim Ferriss Show. 

Ficou com vontade de escutar? É só ir até a sua plataforma de podcasts preferida e digitar The Tim Ferriss Show.

Veja aqui as outras dicas culturais da semana do Puro Malte:

  • Perfil @pediatriaintregralbr no Instagram, do pediatra Daniel Becker, indicado por Roberta Scrivano. 
  • “Trying”, série disponível na Apple TV+, e livro “Ney Matogrosso: a biografia”, indicados por Rodolfo Amstalden.
  • Filmes “No Direction Home” e “Uma noite em Miami”, indicados por Felipe Miranda.

Escute a edição completa do Puro Malte dando play abaixo: