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Quanto vale a sua ideia? Da ideia ao bilhão

Quanto vale sua ideia de negócio? Nada. Sim, é isso mesmo, a sua ideia não vale nada. No livro “Da ideia ao bilhão“, o autor e jornalista Daniel Bergamasco que já esteve à frente de veículos como Folha de S. Paulo (nas funções de repórter, editor e correspondente em Nova York), Veja São Paulo (redator-chefe) […]

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Data de publicação
9 de abril de 2021
Categoria

Quanto vale sua ideia de negócio?

Nada.

Sim, é isso mesmo, a sua ideia não vale nada.

No livro “Da ideia ao bilhão“, o autor e jornalista Daniel Bergamasco que já esteve à frente de veículos como Folha de S. Paulo (nas funções de repórter, editor e correspondente em Nova York), Veja São Paulo (redator-chefe) e Veja (editor digital), releva os bastidores das empresas unicórnios (companhias que valem mais de um bilhão de reais sem ter capital aberto).

Trata-se de um livro de não ficção com uma narrativa leve e atraente. Quando se percebe, já está chegando no final e resta uma vontade louca de empreender e colocar ideias em prática. Então, aqui vão algumas dicas ou apenas alguns aprendizados interessantes do livro.

Comece pelo problema, foi assim que os fundadores André Penha e Gabriel Braga tiraram a ideia, ou melhor dizendo, tiraram o problema do papel e criaram a empresa QuintoAndar. Fizeram pesquisas, montaram um teste, usaram a estratégia de design thinking.

Mas não era só a ideia diferente, a raridade do negócio foi acontecendo conforme a empresa cresceu, os conflitos aparecendo e aquele ingrediente que não pode faltar: a aleatoriedade, um tema que o Rodolfo Amstalden, sócio fundador da Empiricus costuma prestar atenção nos investimentos e análises do mercado.

Gabriel Braga resume a jornada da seguinte forma, como cita o livro:

“Às vezes você tem um projeto bom, mas o mercado não te deixa implementar ou você depende dos outros players… Fomos humildes ao sacrificar algumas coisas no começo e persistentes para colocar em prática aquela ideia inicial”.

Já com a Gympass, outro case do livro, foi um pouco diferente. Os fundadores perceberam que as pessoas ficavam presas em longos contratos de academia, que pouco frequentavam e que, por isso, o negócio não girava. Decidiram então criar um passe único para que o cliente pudesse ter uma série de academias e treinos diferentes para experimentar.

Colocaram a ideia em prática e partiram para o teste. Mas havia uma balança para equilibrar, de um lado os alunos e na outra ponta as academias. O negócio precisava ser bom para os dois. No final, tiveram êxito em equilibrar os anseios dos dois lados.

“No começo, você tem de estar com os olhos muito abertos, prestando atenção em tudo que está acontecendo dentro do negócio, falando com o cliente, falando com o fornecedor, falando com os funcionários”

Reforçou Cesar Carvalho um dos fundadores do Gympass junto com João Thayro e Vinicius Ferriani. Foi pensando assim que remodelaram e inovaram durante a pandemia que os acertou em cheio.

Gostei muito de descobrir estes conflitos, saber como surgiram essas ideias e conhecer a histórias das 10 empresas presentes no livro: 99taxi, Ardo educação, Ebanx, Gympass, Ifood, Loggi, Movile, Nubank. QuintoAndar e Stone.

No final, o autor ainda propõe uma lista para tirar sua ideia do papel, que tal?

Então, fica um convite para você ouvir o próprio autor contando um pouco mais desses bastidores.

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