“Your Money or Your Life” é o livro que vai, de fato, transformar sua relação com o dinheiro

Muitos livros se propõem a transformar a relação das pessoas com o dinheiro, mas poucos conseguem como “Your Money or Your Life”, best-seller americano lançado nos anos 1990, escrito por Vicki Robin e Joe Dominguez. Traduzido para português com o título “Dinheiro e vida”, a obra apresenta 9 passos para revolucionar a maneira como enxergamos […]

Compartilhar artigo
Data de publicação
8 de setembro de 2021
Categoria

Muitos livros se propõem a transformar a relação das pessoas com o dinheiro, mas poucos conseguem como “Your Money or Your Life”, best-seller americano lançado nos anos 1990, escrito por Vicki Robin e Joe Dominguez. Traduzido para português com o título “Dinheiro e vida”, a obra apresenta 9 passos para revolucionar a maneira como enxergamos o papel do dinheiro em nossas vidas e para poder alcançar a independência financeira

O livro foi indicação do sócio-fundador da Empiricus, Rodolfo Amstalden, no podcast Puro Malte. 

Quando “Your Money or Your Life” foi lançado, em 1992, as finanças pessoais ainda não eram amplamente discutidas na sociedade. No entanto, dinheiro (e a administração dele) sempre foi um tópico de interesse e talvez por isso a obra de Robin e Dominguez foi tão impactante na época em que foi lançada ‒ e continua sendo até hoje um must-read de economia. 

Os autores apresentam uma abordagem não convencional para falar de dinheiro e foram até considerados um tanto quanto “hippies”. O livro parte da premissa que a vida é mais importante que o dinheiro e, portanto, devemos enxergá-lo como um meio e não um fim. O clichê “trabalhe para viver, não viva para trabalhar” se aplica bem à filosofia do livro. 

A partir dessa ideia, “Your Money or Your Life” nos leva por uma jornada de 9 passos para, de fato, transformarmos nossa relação com o dinheiro. Esses nove passos, que são explorados a fundo em cada um dos capítulos, nos dão um panorama completo sobre nossa situação financeira e nos levam a avaliar diversas esferas da vida. 

O último passo envolve a administração do dinheiro e versa um pouco sobre investimentos, mas sem se aprofundar tanto no tópico. O objetivo do livro não é falar sobre ações e títulos públicos e sim voltar ao “básico” e ensinar as pessoas a lidarem com o dinheiro de uma forma diferente. 

Como forma de provar a eficiência dessas 9 etapas, a obra traz diversos depoimentos de pessoas comuns que seguiram o guia e conseguiram atingir um novo patamar financeiro. “Este livro não é baseado em teoria, boas ideias ou em uma nova filosofia. É o resultado de 50 anos de experiência (30 de Joe Dominguez, 20 de Vicki Robin) vivendo os princípios apresentados”, enfatiza o sumário da obra. 

“Your Money or Your Life” foi considerado um dos precursores do movimento FIRE (Financial Independence, Retire Early): alcançar a independência financeira e se aposentar cedo, tendo uma renda vinda dos investimentos que consiga custear seu estilo de vida. Um dos capítulos do livro fala em detalhe sobre essa proposta, apresentando ferramentas práticas para que o leitor faça as contas e saiba quanto deve acumular para poder alcançar a sonhada liberdade financeira. 

Uma nova edição da obra foi lançada em 2018, com atualizações considerando novas tecnologias, que não estavam presentes no mundo quando o livro foi lançado. Assim, “Dinheiro e Vida” permanece relevante como uma das obras essenciais para qualquer pessoa, investidora ou não, que deseja ter uma vida financeira melhor. 

“Dinheiro e vida” apresenta o básico para lidar com dinheiro… qual a próxima etapa?

Embora o best-seller dos anos 1990 não se aprofunde no tópico “investimentos”, ele é o pontapé inicial para quem quer organizar a vida financeira. Outros livros podem ajudar mais quando o assunto é investimento. Um deles é o clássico “Princípios”, escrito pelo megainvestidor Ray Dalio. Na obra, o autor compartilha as ideias que foram sua base para gerir sua empresa Bridgewater e para acumular sua fortuna. 

Veja as outras dicas culturais do Puro Malte #61:

  • Livro “Vamos comprar um poeta”, de Afonso Cruz. Indicação de Roberta Scrivano;
  • Livro “Uma tristeza infinita”, de Antônio Xerxenesky. Indicação de Rodolfo Amstalden;
  • Documentário “Untold: Caitlyn Jenner”, disponível na Netflix. Indicação de Felipe Miranda;
  • Episódio do Marcos Lisboa no podcast Casa das Garças. Indicação de Felipe Miranda.