Puro Malte

A estética como princípio ético e o papel social do trabalho: confira como foi o último episódio do Puro Malte

Na última sexta-feira (25), tivemos o episódio #87 do Puro Malte, um bate-papo descontraído sobre diversos temas do dia a dia

Compartilhar artigo
Data de publicação
28 de março de 2022
Categoria
Puro Malte

No episódio #87 do Puro Malte, os apresentadores Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden, fundadores da Empiricus, juntamente com Bia Nantes, COO da casa, e a jornalista Roberta Scrivano abordam diversos assuntos históricos e da atualidade. Entre eles, a função social do trabalho como um todo e a estética entendida como um princípio ético.

“Historicamente, a beleza e a estética estiveram sempre associadas ao feminino”, comenta Felipe Miranda. Ele afirma, ainda, acreditar que essa estética tenha se perdido ao longo do tempo como um valor. “As virtudes aristotélicas clássicas incluem o bom, o belo e o justo. O belo está representado como uma virtude grega clássica, e hoje as coisas se perderam um pouco nessa direção”, comenta. Em relação a isso, Roberta salienta que o grande problema não é o elogio em si, mas sim a objetificação da mulher.

Outro assunto abordado foi o trabalho e seus papéis sociais. “Trabalho é uma parte muito importante da vida”, afirma Bia Nantes. Ela defende que a troca que se dá no ambiente de trabalho presencial é essencial e por isso é tão importante o papel dessa modalidade nas vidas e empregos das pessoas, em detrimento da permanência exclusiva no modo remoto. Além disso, ela elucida que o ato de trabalhar vai muito além dos resultados financeiros, passando por vários aspectos relacionados à saúde mental, autoestima e produtividade.

O burnout, condição psiquiátrica ligada à exaustão psicológica extrema, também foi destrinchado. “Eu questiono um pouco essa associação do burnout estrita com trabalho”, constata Rodolfo, argumentando que o esgotamento psicológico pode estar vinculado a diversos aspectos e o fator profissional representa apenas uma parcela desse panorama.

Por fim, como não poderia faltar, as dicas culturais da semana:

Para ouvir:

  • Podcast Crime e Castigo, de Branca Viana

Para ver:

  • Semana de Fundos da Vitreo
  • Piano From Sunset to Sunrise, canal de Sima Halpern no YouTube
  • Drive My Car, filme de Ryusuke Hamaguchi

Para ler:

Deixar o home office e voltar ao escritório tudo bem, o problema é o deslocamento”, artigo de Pilita Clark para o Financial Times traduzido para o Valor Econômico, exclusivo para assinantes