Puro Malte

Algoritmos da Shein e autoestima masculina lá em cima: novo Puro Malte no ar

No episódio #93, os assuntos variam desde a expansão da marca chinesa Shein até a pesquisa que indica que apenas 3% dos homens brasileiros se acham feios. Confira os destaques

Compartilhar artigo
Data de publicação
16 de maio de 2022
Categoria
Puro Malte
Diferencial da marca Shein é algoritmo super sofisticado no ecossistema virtual. Fonte: Freepik

A Shein, plataforma de e-commerce de moda chinesa, e toda a inteligência embarcada para alavancar as vendas foi um dos temas do episódio #93 do Puro Malte

O podcast que é apresentado por Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden, fundadores da Empiricus, juntamente com Bia Nantes, COO da casa, e a jornalista Roberta Scrivano, sempre traz pautas quentes e diversificadas. 

Quanto à Shein, Roberta comenta que um dos principais diferenciais da marca é o algoritmo super sofisticado do ecossistema virtual. A empresa tem ganhado espaço entre os consumidores brasileiros, oferecendo produtos acessíveis.

 “Na minha opinião, o problema aqui é o consumismo”, afirma Bia Nantes, sobre as críticas aos preços muito baixos da Shein enquanto algumas pessoas não possuem recursos para comprar roupas por preços mais altos mas querem estar “na moda”.  

Ela comenta também sobre o problema da economia depender muito do consumismo das pessoas que, em geral, compram em uma frequência muito maior do que o necessário.

“Por um lado, é ruim sob a perspectiva ESG. Por outro lado, a marca está proporcionando uma oportunidade para pessoas que estariam alijadas dessa cadeia da moda se não fosse por ela”, afirma Felipe Miranda.

Vaidade masculina

Mudando a pauta, uma pesquisa recente feita pela revista GQ apontou que somente 3% dos homens brasileiros se acham feios; 47% (1 em cada 2) se acham bonitos; 44% se vêem como na média; e 6% preferiram não responder.

Rodolfo comenta que seria interessante ter essa mesma pesquisa aplicada sobre o público feminino a título de comparação. 

Já Felipe faz uma análise sobre a personalidade do homem no geral: “O homem tem menos empatia, ele consegue se colocar menos na posição do outro. Eu acho que a mulher tem uma perspectiva mais social e menos autocentrada do que o homem”. 

Discussão sobre maioridade penal

A pergunta do ouvinte foi sobre maioridade penal, e os apresentadores compartilharam suas opiniões. 

Segundo Rodolfo, o Brasil precisa de menos pessoas presas, não mais, tecendo uma crítica ao sistema carcerário e à taxa de reincidência dessas pessoas no crime. 

Como de costume, as dicas culturais:

  • Ingressos à venda do Cirque du Soleil
  • Uma questão de vida e morte, de Irvin D. Yalom e Marilyn Yalom
  • TED do Bill Gates
  • Shake your leg: Hot Dhamn Horn
  • Oprah com Viola Davis, no Netflix.
  • Autobiografia do Dráuzio Varela: O exercício da incerteza
  • Sidarta Ribeiro no Mano a Mano
  • Evento Brazil at Silicon Valley.