Puro Malte

Tapa de Will Smith e a importância da derrota: novo Puro Malte tem participação de Fernando Meligeni

No episódio #88 do podcast, o quarteto recebe o ex-tenista Fernando Meligeni, que fez história como um dos maiores tenistas brasileiros de todos os tempos. Confira os destaques

Compartilhar artigo
Data de publicação
4 de abril de 2022
Categoria
Puro Malte

Na última sexta-feira (01/04), o Puro Malte lançou seu #88 episódio, e os apresentadores Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden, fundadores da Empiricus, juntamente com Bia Nantes, COO da casa, e a jornalista Roberta Scrivano, convidaram Felipe Meligeni, ex-tenista que marcou a história como um dos melhores brasileiros da categoria. O papo foi desde o tapa que marcou o Oscar até a importância da derrota e do autoconhecimento.

“Ele excedeu todos os limites”, comenta Fernando sobre o comportamento de Will Smith na premiação. “Eu acho que ele exagerou com a agressão. Que exemplo ele está dando?”, questiona. 

Rodolfo acrescenta que o comentário de Chris Rock chamou menos atenção do que a reação de Smith. “O que isso diz sobre a sociedade? Aquela piada é engraçada em algum lugar do mundo?”, questiona.

Meligeni faz uma comparação com o caso de Djokovic, quando ele quebra uma raquete movido pela frustração de ter perdido uma partida, ressaltando que existe uma grande diferença entre quebrar um objeto e agredir fisicamente outra pessoa, sendo essa última atitude muito mais grave.

Outro tópico abordado foi a importância da verdade e da sinceridade como ferramenta para a ascensão social. “As pessoas deveriam valorizar muito o feedback negativo”, comenta Felipe Miranda. Nesse sentido, eles criticam o posicionamento ´em cima do muro´. “As pessoas que se manifestam como em cima do muro, na verdade, estão sendo falsas ou escondendo algo delas mesmas”, afirma Rodolfo.

Meligeni fala também sobre a importância da derrota em sua trajetória. “Perder, todo mundo perde. Mas as pessoas têm essa ideia de que entregar é melhor do que perder”, afirma, usando como exemplo um episódio em que seu filho desistiu da partida de videogame antes de acabar, pois achava que ia perder. 

Ele discorre sobre como o autoconhecimento foi essencial para seu crescimento profissional. “A beleza da vida é saber quem é você. Antes de saber quem é o outro, você tem que saber quem é você”, afirma: “É necessário respeitar sua própria individualidade”.

Além disso, Meligeni fala sobre seus investimentos no Puro Malte. Ele prefere ter seu patrimônio convertido em imóveis do que em caixa. “Ter menos dinheiro em caixa me dá motivação para continuar trabalhando no dia a dia”, destaca.

Como de costume, as dicas culturais também não deixaram a desejar. Confira:

Para ler:

  • O Poder do Subconsciente, de Joseph Murphy
  • André Neves, autor de livros infantis
  • Quatro Estações em Roma, de Anthony Doerr
  • Talvez Você Deva Conversar com Alguém, de Lori Gottlieb

Para ver:

  • Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, em breve nos cinemas
  • Seinfeld, série disponível na Netflix
  • O Beco do Pesadelo, disponível no Star+ 
  • Coach Carter, disponível no Prime Video

Para ouvir:

  • Maná, grupo musical mexicano